Junho Branco: mês de prevenção ao uso de drogas tem ações on-line

A campanha Junho Branco tem o objetivo de chamar atenção para a prevenção ao uso de drogas. Em Curitiba (PR), a prefeitura municipal intensificou as ações informativas sobre o tema com atividades on-line, como lives e vídeos em redes sociais. A intenção é respeitar as restrições de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19.

 

A programação do Junho Branco foi incluída no ano passado no calendário oficial do município e é organizada pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito, por meio do Departamento de Política Sobre Drogas. Tem como objetivo a prevenção e conscientização sobre o uso de drogas, visando fomentar e viabilizar diálogos em todas as esferas da sociedade.

 

Live com Shogun

 

Nesta terça-feira (9/6), a partir das 19h, haverá uma live no Instagram com o lutador de MMA Maurício Shogun sobre a importância do esporte na prevenção do uso de drogas e relembrar a trajetória do atleta. Atualmente, professores do Instituto Shogun dão aulas em projetos municipais, como o de defesa pessoal para mulheres, e em núcleos esportivos.

 

Leia também – Hospital de Curitiba registra mais ocorrências por traumas com flexibilização de isolamento

 

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná

 

Outras ações

 

Desde o início do mês, os curitibanos podem assistir nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba vídeos com informações sobre prevenção, tratamento, reinserção social e repressão ao uso de drogas.

 

Além disso, banners e folders informativos foram entregues nas dez administrações regionais da cidade. O material ficará em exposição com dicas aos pais de alguns potenciais sinais de mudança no comportamento de seus filhos.

Na mídia que circula dentro dos ônibus e nas redes sociais da Prefeitura também essa informação será veiculada.

 

Foco na infância

 

O diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Cristiano de Bastiani, destaca que todo esse esforço é realizado para que a população tenha acesso a informação confiável. Ele reforça que a prevenção às drogas começa com as crianças e destaca a importância de terem atividades para seu desenvolvimento.

 

“Investir em esporte, cultura e lazer ajudam muito a manter os jovens longe de ambientes que poderiam levá-los a drogas, principalmente por reforçar suas habilidades de vida”, indica Bastiani.

 

O Departamento de Política Sobre Drogas criou a revistinha Se Liga Nas Redes, que leva as crianças a refletirem sobre suas escolhas. O material é distribuído nas ações do Departamento, temporariamente suspensas pela pandemia.

 

Leia também – Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras