Inverno e tempo seco: riscos de doenças respiratórias

    Inverno e tempo seco é uma associação bem comum e, com ela, há maiores riscos de doenças respiratórias. Por isso, é importante ficar de olho nos cuidados com a saúde, pois com o tempo seco típico do inverno é frequente o aumento de doenças respiratórias.

    Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Gustavo Sela, o tempo seco pode piorar as doenças respiratórias porque ele ocasiona o ressecamento das mucosas, tanto da mucosa nasal como das mucosas respiratórias inferiores, fazendo com que apareçam algumas fissuras e deixando a região mais suscetível para que vírus e bactérias se instalem na região e causem uma infecção.

    “Vale lembrar, ainda, que o tempo seco aumenta a poluição do ar, então, as partículas de poluentes ficam por mais tempo suspensas, de 2 a 5 dias, e isso faz com que elas entrem em contato com a mucosa respiratória. O tempo seco pode causar quadros de alergia, aumento da espessura das secreções, asma e também problemas pulmonares”, explicou o médico.

    Como aumentar a imunidade durante o inverno e o tempo seco, diminuindo os riscos de doenças respiratórias?

    Muitos pacientes buscam vitaminas e outros medicamentos para aumentar a imunidade e ficar longe das doenças do inverno. Mas será que isso funciona mesmo? De acordo com Gustavo Sela, a melhor maneira é aproveitar os benefícios dos alimentos para garantir uma saúde melhor. “Os polivitamínicos acabam tendo vitamina de tudo, então, muitas vezes você acaba tomando vitaminas que não têm necessidade, numa quantidade maior. Temos que tomar cuidado porque não é porque é vitamina que é bom. Em excesso também faz mal. O ideal para aumentarmos a nossa imunidade é ter uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e fibras. E aí, sim, naquelas vitaminas que o paciente tiver realmente deficiência, como geralmente é o caso da Vitamina D, procurar fazer a reposição, sempre de acordo com orientação médica”, ressaltou o especialista.

    Leia também – Como melhorar a imunidade em tempos de coronavírus

    Dicas para enfrentar o tempo seco

    Para ficar longe de problemas respiratórios e aproveitar o inverno sem grandes preocupações, Gustavo Sela listou algumas dicas importantes para enfrentar o tempo seco e, assim, diminuir os riscos de doenças respiratórias. Confira:

    – ingerir bastante água;

    – fazer a higiene nasal com soro fisiológico;

    – ao dormir, colocar uma bacia com água ou panos úmidos no quarto, ou optar pelo uso de umidificadores;

    – evitar carpetes, tapetes e cobertores de lá, pois juntam muito pó;

    – fazer a limpeza do chão com pano úmido;

    – evitar a prática de atividade física entre 10h e 17h;

    – ter uma dieta balanceada.

    Na sua rotina alimentar, invista em frutas cítricas (laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.), alho (possui ação anti-inflamatória e antiinfecciosa), gengibre, vegetais verde escuros (brócolis, couve, espinafre), oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e alimentos fonte em ômega-3 (salmão, atum, anchovas, sardinha).

    Leia também – Coronavírus: obesidade, hipertensão, diabetes e imunidade

    Leia também – Como fortalecer a saúde em tempos de pandemia? Imunidade alta e check-up em dia