Hospitais lançam e-book com trajetória histórica da pandemia

O SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo – compilou, avaliou e criou um e-Book de suas 20 pesquisas sobre Covid-19 realizadas ao longo de 18 meses da pandemia, no período de maio de 2019 a outubro 2021. O documento intitula-se “Uma análise da pandemia no Estado de SP” e foi elaborado pelo NIC- Núcleo de Inteligência e Conteúdo do SindHosp.

O e-book faz um relatório histórico e traça a trajetória da pandemia no período sob a ótica dos hospitais privados pesquisados. Ao todo foram 210 hospitais privados diferentes que participaram da longa pesquisa.

Leia também – Doentes crônicos deixaram tratamento durante a pandemia, revela hospital

Leia também – Demanda reprimida de doentes crônicos vai impactar sistemas de atenção à saúde, diz especialista

Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o documento é um registro histórico da pandemia no estado de São Paulo e aponta etapa por etapa todos os problemas vivenciados pelos hospitais no atendimento a pacientes com Covid-19, como falta de EPIs, materiais e o kit intubação; falta de profissionais de saúde; e cancelamento dos atendimentos nāo Covid, entre outros. “Avaliar todos os dados das nossas pesquisas nos dá elementos para que estejamos melhor preparados para outras epidemias e pandemias que estão por vir. O e-book é dirigido a toda população, especialmente para médicos, profissionais de saúde e gestores públicos e privados”, explica.

O e-book gratuito pode ser acessado pelo site do SindHosp: www.sindhosp.org.br.

Leia também – Saiba mais sobre autonomia médica