Fones de ouvido fazem mal para a saúde?

    Usar fones de ouvido já era uma prática bastante comum e se tornou ainda mais ampla durante a pandemia, devido ao home office, reuniões por videochamada e aulas a distância. Sem contar os momentos de lazer no computador ou no celular, nos quais, muitas vezes, envolve música e outros sons. Não é difícil encontrar aqueles que deixam o volume nas alturas… Mas os fones de ouvido fazem mal para a saúde?

    O uso de fone de ouvido em volume inadequado pode causar surdez. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), 35% dos casos de surdez são originados da exposição a ruídos de trabalho ou de lazer. A médica otorrinolaringologista Rita Guimarães, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica e especialista do Hospital de Clínicas da UFPR, explica que o comportamento dos jovens implica em problemas no futuro e os pais devem ficar atentos a isso. A surdez causada por ruído é uma das doenças mais comuns dos últimos tempos e os jovens estão cada vez mais expostos a esse tipo de risco. Por isso, é comum casos de perda auditiva com uma idade muito precoce.

    Leia também – Como prevenir a surdez?

    Leia também – Especialista ensina como identificar e prevenir problemas auditivos

    Por isso, a prevenção se torna essencial para não deixar os fones de ouvido fazerem mal para a saúde, evitando lesão progressiva e irreversível da audição . Entre as recomendações da especialista estão períodos de descanso auditivo em áreas mais calmas durante a exposição sonora em shows, baladas e festas; o uso consciente dos fones de ouvido, com a escolha de um equipamento de qualidade; e o volume dos fones devem estar em até 60% da capacidade do equipamento com intervalos de repouso acústico.

    Fones de ouvinte fazem mal para a saúde de quem precisa trabalhar em meio ao ruído?

    As pessoas que trabalham em lugares com som muito forte, chamado de ruído ocupacional, como por exemplo marceneiros, trabalhadores de construção civil, metalúrgicos, devem se prevenir e usar protetores auriculares.

    A lesão auditiva inicial provocada pela exposição ao ruído pode não ser percebida logo de início. Por isso, são comuns casos em que “o indivíduo nota que está com zumbido, sensibilidade ou dificuldade de ouvir e compreender certos sons somente quando os ouvidos já foram lesados”, alerta a médica. Rita adverte que, ao perceber esses sintomas, é preciso realizar o tratamento com o otorrinolaringologista. “Usuários de fone de ouvido ou que se expõem a ruídos com frequência devem consultar o médico otorrinolaringologista anualmente ou assim que os primeiros sintomas se apresentarem. Quanto antes detectar o problema, mais fácil de resolvê-lo”, orienta.

    Leia também – Tratar surdez ajuda na prevenção da demência, aponta especialista