Dia Internacional do Homem e saúde mental

Quadros de depressão, ansiedade, transtorno do pânico e distúrbios do sono no público masculino ultrapassam casos de doenças crônicas

Dia Internacional do Homem
(Foto: benzoix / Freepik)

No dia 15 de julho é celebrado o ‘Dia do Homem’, data que visa chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde masculina. Dados apurados por meio de prontuários eletrônicos da Prontmed, healthtech que atua com foco na organização de dados clínicos para o mercado de saúde no Brasil, revelam que a saúde mental do homem tem se destacado em atendimentos médicos e já supera as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Por isso, Dia Internacional do Homem e saúde mental devem ser discutidos.

Foram analisados dados de 535.695 mil consultas realizadas em um ano, entre maio de 2021 e abril de 2022, e, de acordo com esse estudo, os diagnósticos com maior prevalência em pacientes do sexo masculino estão ligados à saúde mental, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e distúrbios do sono.

Leia também – Por que precisamos falar sobre a saúde do homem?

De acordo com o levantamento da Prontmed, 23% das consultas foram sobre saúde mental. Covid é a segunda maior causa, com 20%. As doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e distúrbios do metabolismo, aparecem em terceiro lugar, com 14%. Por isso, se torna ainda mais importante o alerta no Dia Internacional do Homem.

Este cenário é confirmado de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apontam que a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais estão relacionados a mais de 1/3 no número de pessoas incapacitadas nas Américas. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, a pandemia de COVID-19 intensificou os quadros de ansiedade e depressão e desestabilizou doenças pré-existentes que estavam controladas.

Quando buscamos comparar estes dados em nível nacional, observamos o quanto é difícil obtê-los, pois, muitas vezes, os dados mais confiáveis são, infelizmente, tardios, como os de causas de mortalidade. Um exemplo disso é o Relatório do Plano Dant (Doenças e Agravos Não Transmissíveis) do Ministério da Saúde, que evidenciou que a primeira causa de mortalidade após 50 anos é doença cardiovascular. O mesmo relatório traz informações muito relevantes a respeito de hábitos de vida como o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas, que sabemos que está ligado tanto a doenças crônicas quanto a problemas mentais.

Por isso, é crescente a necessidade de trazer à tona informações obtidas de consultas médicas em nível ambulatorial, onde os problemas de saúde são identificados primeiramente, e existe a possibilidade de abordá-los de uma forma mais proativa e também preventiva, na análise da empresa. Importante dizer que, para a realização do presente estudo, a empresa não teve acesso a dados sensíveis dos pacientes ou médicos. Desse modo, a pesquisa foi estruturada com dados massificados em uma análise populacional anonimizada.

“Os dados demonstram claramente que há um reflexo da pandemia, ocasionando piora na saúde mental dos homens”, diz Samanta Dall´Agnese, vice-presidente em Inteligência Clínica na Prontmed.

Consultas agendadas

Falando um pouco sobre as especialidades médicas que atenderam estes pacientes, segundo a base de dados da Prontmed, as consultas que geraram maior número de agendamento nesse período para os homens, foram clínica médica (12%), seguido de psicologia (12%), endocrinologia (10%) e cardiologia (8%). Chamou a atenção que o tema da saúde mental se manifestou em vários destes atendimentos, o que comprova que é um assunto a ser tratado por todos envolvidos na saúde.

“O Dia Internacional do Homem é de suma importância e serve de reflexão para os cuidados com a saúde mental. Falamos muito sobre os hábitos de alimentação e exercício físico, que são sem dúvida muito importantes. Mas muitas vezes, na rotina do dia a dia, os cuidados com o aspecto emocional acabam sendo ignorados. E, sob nenhum pretexto, as queixas de saúde mental devem ser desprezadas. Importante procurar um médico ou um psicólogo para uma avaliação se sentir necessidade”, orienta Samanta.

* Informações da assessoria de imprensa

Acompanhe ainda – Saúde do Homem