Saúde do Homem

É muito frequente ouvirmos que os homens cuidam pouco da sua saúde. Deixam sempre para depois os cuidados e atenção que deveriam ser frequentes com seu corpo e mente quando estes fornecem sinais de alerta.

Acabam negligenciando suas dores e sintomas por alegarem falta de tempo, vergonha, e empurram com a barriga problemas de fáceis resoluções e que pode tornar-se uma situação muito séria.

Os problemas do dia a dia, o estresse com trabalho e outras preocupações absorvem seu tempo, fazendo com que sua saúde vai sendo deixada para segundo plano – sempre o clássico “amanhã eu vou”.

O Novembro Azul vem como um alerta e estímulo para que os homens tomem consciência de que precisam sim cuidar de sua saúde integral. Cuidar do corpo, da mente e do lado espiritual também.

Um dos problemas pelos quais os homens podem passar é a andropausa, período da vida em que ocorre a diminuição da taxa de testosterona. Os níveis de testosterona diminuem de forma lenta e muitas vezes nem é percebido pelo homem. No entanto, é importante ficar alerta para alguns sintomas, que podem ser indicativos dessa fase. Podem sentir irritabilidade, ansiedade, sono irregular, cansaço, diminuição da libido, perda de pelos. Pode ainda aumentar o risco de outras doenças como, osteoporose, doenças cardíacas, anemia.

Outro fator importante é o exemplo que esses homens, que cuidam da saúde e criam hábitos saudáveis, podem passar aos mais jovens. Favorecem o aprendizado dos nossos jovens e crianças do sexo masculino que terão aprendido mais cedo sobre esses cuidados e poderão ter uma vida mais saudável e segura mais cedo.

* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso pela Faculdade de Tecnologia Ibrate e Aromaterapia pela Faculdade Ibrate.



Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.

Fontes :

https://www.endocrinologistasp.med.br/o-que-e-andropausa/

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/