Sequelas da Covid-19 na audição

Pessoas com problemas de audição no período pós-Covid devem buscar avaliação médica

As sequelas da Covid19 na audição precisa ser observada
As sequelas da Covid19 na audição precisa ser observada (Foto: VidiStudio / Freepik)

Quem foi infectado pelo coronavírus tem a possibilidade de lidar com sequelas da Covid-19 na audição. O alerta está sendo feito por fonoaudiólogos. Quando a pandemia começou, os principais sintomas e posteriores sequelas de pacientes em recuperação se concentravam no sistema respiratório e pulmonar. Mas, passados quase dois anos desde a chegada da doença ao Brasil, estudos clínicos já determinam que os danos vão muito além: o coronavírus causa uma doença sistêmica que pode afetar simultaneamente diferentes áreas do corpo. E que, em alguns casos, pode levar a perdas auditivas.

Esse é o alerta feito pela fonoaudióloga Mariângela Lima, do Hospital Angelina Caron (HAC), em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba. Segundo a profissional, tem sido frequente a chegada de pacientes relatando queixas e problemas de audição após terem se recuperado de quadros de Covid-19, além de tontura e zumbido. Isto demonstra sequelas da Covid-19 na audição.

Leia também – Tratamento domiciliar em pacientes com sequelas da Covid-19

Leia também – Como ocorre a perda do olfato e do paladar, sequelas comuns da Covid-19?

“Temos recebido pacientes com essa queixa de perda auditiva, alguns meses após a Covid, ou imediatamente após ter a doença. O problema é que não temos exames prévios desses pacientes. Uma pessoa, inclusive, teve uma perda auditiva muito profunda e foi encaminhada para transplante coclear recentemente. São muitas as sequelas da Covid-19 que vão aparecendo com o tempo, caso a caso. Além da perda auditiva, zumbido e tontura também são registros comuns”, enfatiza Mariângela.

Segundo a fonoaudióloga, tendo qualquer dificuldade na fala ou audição, independente do quadro de saúde anterior à doença, é preciso procurar um médico otorrinolaringologista. “O especialista vai fazer uma avaliação e solicitar exames. Temos feito bastante esses exames no HAC. Muitos casos já apareceram até agora e isso tem nos chamado a atenção nas últimas semanas”, conta.

Pesquisas internacionais sobre sequelas da Covid-19 na audição

Um relatório publicado pelo Manchester Biomedial Research Centre (BRC), no Reino Unido, após a análise de 24 estudos que avaliaram a relação entre a audição e a Covid-19, revela que 7,6% dos participantes tiveram alguma perda de audição; e 14,8% apresentaram zumbido após ter a doença. Em outra pesquisa, a British Tinnitus Association, em parceria com a American Tinnitus Association, 40% dos pacientes que já sofriam com o zumbido relataram uma piora imediata após teste positivo para a doença.

Leia também – Como conviver com as sequelas da Covid-19?

Leia também – Qualidade de vida e saúde no pós-Covid

Leia também – Pesquisadores investigam se sequelas da Covid-19 são temporárias ou permanentes