Pesquisa mostra como a cirurgia de catarata reduz risco de demência

Estudo publicado em revista científica mostra que risco de demência foi 30 % menor naqueles que fizeram cirurgia de catarata

cirurgia de catarata pode reduzir demência
Segundo especialista, a pesquisa sobre cirurgia de catarata trouxe resultados animadores (Foto: Freepik)

Muito difundida entre pessoas da terceira idade, a cirurgia de catarata pode ter outros benefícios além de melhorar a qualidade da visão dos pacientes. Um estudo recente publicado na revista científica JAMA Internal Medicine revelou que o procedimento diminui em 30% o risco de demência na população idosa. A pesquisa, denominada The Adult Changes in Thought (ACT), analisou cerca de três mil adultos acima de 65 anos. Além da chance menor de desenvolver a demência – característica que perdurou por uma década após a operação – o estudo mostrou ainda uma maior proteção desse público contra a o mal de Alzheimer.

A professora da Universidade de Washington (EUA) e coordenadora do trabalho, Cecilia S. Lee, explicou que “há células na retina, relacionadas à cognição e que regulam os ciclos de sono, que respondem bem à luz azul. A catarata bloqueia a luz azul e a cirurgia pode reativar essas células”. Maior causa de cegueira reversível do mundo, a catarata afeta principalmente pessoas da melhor idade, causando embaçamento da visão, embaralhamento das imagens e sensação de perda de foco.

Leia também – Catarata: número de cirurgias dobra em 10 anos

Leia também – Oftalmologistas alertam para o surgimento de uma nova geração de míopes

Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Marcelo Vilar, 65% dos pacientes acima dos 65 anos de idade apresentam algum sinal de catarata. “Esse estudo trouxe resultados animadores. Os pacientes com Alzheimer, por exemplo, tiveram uma melhora significativa da sua cognição, qualidade de vida e dependência de seus cuidadores. Na cirurgia de catarata conseguimos devolver a possibilidade da pessoa enxergar, interagir e receber os raios luminosos. Após o procedimento, todas as células e sensações dentro dos nossos sentidos, entre eles o sentido visual, essa interação cognitiva, perceptiva e visual, houve um menor índice do desenvolvimento tanto da demência, quanto do Alzheimer”, explica Vilar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, há 550 mil novos casos de catarata por ano no Brasil, sendo a cirurgia de catarata o procedimento com maior demanda no SUS (Sistema Único de Saúde). “A importância desse resultado apresentado no estudo reside na oportunidade que nos é oferecida, de orientar bem o paciente sobre esse possível benefício. Desta maneira soma-se um fator positivo associado a sua escolha por realizar a cirurgia de catarata. Portanto: benefício visual comprovado na imensa maioria dos casos, possibilidade de corrigir diversos tipos de grau (erros refracionais prévios) e ainda um fator de proteção contra a demência. Esta notícia nos deixa ainda mais orgulhosos e contentes por poder oferecer este benefício a nossos pacientes”, completa o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Andreo Parra.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Retinoblastoma: saiba mais sobre o câncer que pode afetar os olhos das crianças