Impacto na vacinação: menos mortes por Covid-19 em julho no Paraná

Revelado mais um impacto da vacinação: menos mortes por Covid-19 no mês de julho. 35% dos municípios paranaenses não registraram morte por Covid-19 em julho, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (2 de agosto). São 142 cidades das 399 do Estado.

Ainda conforme o levantamento, outras 89 cidades tiveram um óbito no mesmo período (22,3%) e 42 municípios (10,5%) dois óbitos. Apenas 36 municípios tiveram mais de 10 mortes por Covid-19 em julho. Ao todo, 1.999 mortes foram notificadas pela doença no mês passado em 257 cidades.

Leia também – Pandemia: taxa de ocupação de leitos de UTI no Paraná é a menor em nove meses

Leia também – Dados mostram o impacto da vacinação contra Covid-19 na redução de mortes

Leia também – Resultado da vacinação contra Covid-19: queda no número de mortes e na ocupação das UTIs

A Secretaria de Saúde informou que, em relação ao impacto da vacinação e menos mortes por Covid-19, em números absolutos, desde fevereiro deste ano o Paraná não registrava menos de duas mil mortes em um único mês. Já com relação aos municípios, somente em janeiro o Estado registrou mais de 140 cidades sem notificações, ou seja, seis meses atrás.

Além disso, o número de mortes em julho é é 58,5% menor que as registradas em junho, quando o Paraná confirmou 4.819 mortes por Covid-19. A tendência de queda, conforme o avanço da imunização, também é percebida pela redução de 55% na média móvel de mortes (comparativo com duas semanas atrás) e pela oitava semana epidemiológica seguida com remissão, o que significa que há oito semanas o número de óbitos é menor do que os sete dias exatamente anteriores.

As cidades com mais óbitos em julho foram Curitiba (336), Londrina (125), Maringá (108), São José dos Pinhais (60) e Cascavel (57). Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.376.711 casos confirmados e 35.086 óbitos.

Acompanhe também – Como a pandemia está relacionada com mudanças de hábito e prevenção? Confira no podcast Saúde Debate