Fluxo digital na odontologia: transformando a rotina do consultório

Programas de computador e outros recursos tecnológicos auxiliam em tratamentos simples e complexos

Fluxo digital na odontologia
O fluxo digital na odontologia não ajuda apenas o profissional, mas também oferece mais conforto, precisão e segurança para os pacientes (Foto: Divulgação)

Scanners, impressoras 3D, softwares e outros recursos digitais vêm transformando a rotina nos consultórios odontológicos. É o chamado fluxo digital na odontologia impactando o dia a dia. A tecnologia especialmente desenvolvida para a área representa uma evolução nos diagnósticos e tratamentos, sejam eles simples ou complexos. Também no planejamento ortodôntico e mesmo na produção e ajustes de próteses, os novos equipamentos permitem ao dentista fazer procedimentos com mais segurança e precisão em tempo reduzido. Para os pacientes, a tecnologia oferece ainda mais conforto. Em muitas situações, é possível pré-visualizar os resultados de um tratamento que ainda será realizado.

Quando se fala em inovações, a expressão Fluxo Digital na odontologia reúne nestas duas palavras uma série de aplicações. Usos de imagens 3D obtidas por meio de escaneamento intraoral da cavidade bucal e da tomografia computadorizada de feixes cônicos são algumas. Há ainda a utilização de softwares para auxiliar no plano de um tratamento, bem como o uso de impressoras 3D ou sistemas de fresagem e usinagem de cerâmicas que permitem produzir restaurações e próteses provisórias e definitivas.

Leia também – A transformação digital como forma de melhoria da qualidade da saúde

Leia também – Impacto da pandemia: transformação digital da saúde

“O Fluxo Digital na odontologia tem se mostrado extremamente importante na rotina do consultório e vem para aperfeiçoar as técnicas e soluções odontológicas”, afirma a cirurgiã-dentista e ortodontista Roberta Held. A especialista explica que hoje em dia é possível, por exemplo, produzir uma coroa em impressora 3D com a necessidade de menos ajustes e ganho de tempo para dentistas e pacientes.

Nos casos em que o uso de próteses se faz necessário, o escaneamento vem para substituir os incômodos e as possíveis imprecisões da moldagem. “Para o paciente, sem dúvida, esta substituição é mais confortável”, diz Roberta. Ela destaca a utilização de softwares para simular os movimentos bucais e a mordida do usuário da prótese. Os programas de computador desenvolvidos para a odontologia também têm a grande vantagem de proporcionar a pré-visualização de vários procedimentos.

Na ortodontia, o Fluxo Digital permite planejar todas as etapas do tratamento, a começar pela “documentação” exigida pelo especialista. “No consultório observamos que, a partir do uso da tecnologia, podemos obter resultados ainda mais eficientes”, destaca Roberta.

Diante da necessidade de um implante, intervenção que exige um estudo aprofundado sobre quantidade de osso, a situação dos dentes ao redor e posicionamento do parafuso, a tomografia e os modelos digitais possibilitam uma precisão milimétrica. “Com isso, há menor margem para erro e os riscos de rejeição diminuem drasticamente”, explica a cirurgiã.

Sobre este conceito inovador de diagnóstico e tratamento, Roberta Held ressalta como grande benefício a comunicação entre o dentista e seu paciente. “A chance de mostrar cada passo do procedimento e responder todas as dúvidas que ele tiver, é algo que reforça a confiança e a segurança no trabalho do profissional”, diz. “E pré-visualizar um ótimo resultado final antes mesmo de o tratamento ser iniciado, é uma alegria que o dentista divide com o paciente”.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Digitalização na saúde: a importância da atualização da infraestrutura tecnológica

Leia também – Saúde digital: remédio contra os extremos do Brasil