Estudo revela que doenças da visão aumentam no verão

Créditos: User18526052 / Freepik

Um estudo revelou que as doenças da visão aumentam no verão. O levantamento foi realizado pelo Instituto Penido Burnier, especializado em doenças dos olhos, e apontou que esta alta chega a 20%. Nesta época, muitas pessoas frequentam praias, piscinas e cachoeiras aproveitando o período de férias. Por isso, a incidência de doenças da visão aumenta no verão. Entre os principais problemas que afetam a visão nessa época do ano estão a conjuntivite, alergia, ceratite (inflamação da córnea) e olho seco. 

A exposição aos raios solares e à água dos locais citados pode trazer consequências, sobretudo para pessoas que usam óculos ou lentes de contato. “As férias de verão são um período muito esperado pelas famílias, as viagens costumam trazer muito divertimento, mas é preciso tomar alguns cuidados com a visão para que a diversão não se torne uma dor de cabeça”, afirma o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Ricardo Ducci.

Leia também – Os cuidados com os olhos para evitar Covid-19 e conjuntivite no verão

Leia também – Recomendações para prevenir distúrbios da visão

Segundo o especialista, alguns cuidados básicos devem ser tomados no sentido de preservar a saúde dos olhos. Para quem usa lente de contato e vai mergulhar, a indicação é tirar as lentes ou então usar lentes de descarte diário. “O contato com a água traz maior risco de infecção. Tanto a água do mar, piscina, cachoeira ou lagos podem conter perigos invisíveis e prejudiciais para pessoas de todas as idades. As piscinas, por exemplo, contêm alta rotatividade de pessoas usando uma quantidade limitada de água. Além disso, são colocados muitos químicos para mantê-la cristalina. Por isso, muitos ficam com os olhos irritados e vermelhos”, explica Ducci, falando sobre os cuidados a serem tomados. “Em suma, a recomendação é não abrir muito os olhos debaixo d’água, usar óculos próprios para mergulho ou natação e tomar uma ducha de água doce logo após o banho”, aconselha.

Ainda sobre como as doenças da visão aumentam no verão, o especialista destaca outro fator importante: a exposição solar. Além do incômodo com a claridade, os raios solares UVA e UVB podem causar também um distúrbio conhecido como fotofobia, alergias e também o desenvolvimento ou agravamento de doenças como o pterígio. Além disso, os raios podem danificar gravemente a córnea e o cristalino, provocando até mesmo uma degeneração macular. “É importantíssimo proteger os olhos desses raios, usando óculos de sol com filtros anti UVA e UVB, além de outros acessórios como chapéus e bonés”, aconselha o médico.

Leia também – O Dia Mundial da Saúde Ocular e o cenário no Brasil