O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (20 de março), uma portaria declarando estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19) em todo o território nacional. Confira aqui a portaria.
O documento tem o objetivo de unificar as medidas que vêm sendo tomadas nos estados, além de tornar mais restritivas as ações de combate ao novo coronavírus.
Leia também – Novo coronavírus: estado de emergência no Paraná e fechamento de shoppings e academias
O documento traz uma série de orientações para este momento. Conforme a portaria, para contenção da transmissibilidade do covid-19, deverá ser adotada como, medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14 dias.
A portaria também traz a seguinte possibilidade: para as pessoas assintomáticas que residem com a pessoa sintomática será possível a emissão de novo atestado médico de isolamento caso venham a manifestar os sintomas respiratórios.
Leia também – Novo coronavírus: Curitiba tem paciente internado em estado grave com Covid-19
Leia também – Novo coronavírus: Paraná soma 36 casos de Covid-19