Conheça os debatedores do webinar Saúde Debate

Webinar Saúde Debate
“Qualidade de Vida e Pandemia: o impacto de ações e procedimentos de saúde adiados por conta da Covid-19”

Acontece na próxima quinta-feira, 26 de agosto, a partir das 18 horas, o primeiro Webinar Saúde Debate com o tema “Qualidade de Vida e Pandemia: o impacto de ações e procedimentos de saúde adiados por conta da Covid-19”.

O encontro será transmitido pelo canal do Saúde Debate no YouTube e as inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.

Conheça quem são os debatedores:

Faustino Garcia Alferez

Graduado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1976, residência médica em cirurgia geral em 1977/1980, com títulos de especialista em Gastroenterologia e Proctologia. Ainda na formação, certificação como médico do trabalho e médico homeopata. Também tem graduação em curso de Direito, tendo sido aprovado em exame da OAB. Exerceu diversos cargos na Associação Médica de Cascavel tendo sido presidente por dois mandatos. Cooperado fundador da Unimed Cascavel, onde exerceu a vice-presidência (1995/1997) e a presidência por duas gestões (1997/1999; 1999/2001). Conselheiro Fiscal da Unimed Paraná ((2001/2002). Cursou MBA em Gestão Empresarial pela ISAE-FGV, em 2003 a 2004; MBA em Gestão de Saúde e Gestão Hospitalar pela FAE, em 2004 a 2005 e MBA em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário FAE, em 2010. Atuou como Professor Concursado do curso de graduação de medicina e da residência médica da Unioeste, na cadeira de cirurgia do aparelho digestivo e gastroenterologia (2000/2020). Atuou como conselheiro de Administração da Unimed Mercosul (2010/2013). Na Unimed Paraná, cargos eletivos de Diretoria, diretor de Projetos (2002/2006 e 2006/2010) e diretor de Mercado (2010/2014). Atualmente, exerce o cargo de diretor de Saúde e Intercâmbio da Unimed Paraná (gestão 2014/2018 e 2018/2022) e, também, é representante da Unimed Paraná no comitê Executivo do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde – comitê Técnico da Saúde do Tribunal da Justiça Federal. Foi conselheiro da Unimed Participações (2020/2021) e atualmente é membro da câmara Arbitral da Unimed do Brasil.

Flaviano Feu Ventorim

Administrador Hospitalar formado pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em Finanças pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa. Atualmente, é diretor do Hospital Nossa Senhora das Graças. Ventorim também exerce os cargos de presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), de vice-presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filnatrópicos (CMB), de presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar) e é membro do Conselho de Administração da Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

Vinícius Augusto Filipak

Graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (1984), fez especialização em Cirurgia Geral pelo Hospital Evangélico (1986) e em Gestão Empresarial da Saúde pela PUC-PR (2008). Servidor Público Municipal da Prefeitura de Curitiba (SMS Curitiba) e Servidor Público Estadual da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Paraná (SESA-PR), exerceu diversas funções na área de gestão e de urgência e emergência. Foi Coordenador de Atividades Médicas e Emergência do Hospital do Trabalhador (Curitiba-PR); Gerente de Ambulatório e Emergência, Gerente de Emergência e Paciente Crítico e Gerente Geral do Hospital Universitário Cajuru (Curitiba-PR), Coordenador da Secretaria Técnica do SIATE Curitiba; Coordenador da Regulação do SAMU Curitiba; Médico plantonista do resgate aeromédico do SAMU/SIATE Curitiba;  Diretor do Departamento de Assistência de Urgência e Emergência / Rede Paraná Urgência da SESA-PR; entre outras funções. Instrutor de cursos de emergência médica – ATLS (Advanced Trauma Life Support) e PHTLS (Prehospital Trauma Life Support) – Colégio Americano de Cirurgiões / Chicago / Estados Unidos da América (desde 1994 até o presente); instrutor de diversos cursos na área de emergência para a SESA-PR; Intercâmbio profissional com diferentes serviços de emergência pré-hospitalares e hospitalares.  Atualmente é Diretor de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Os três convidados poderão apresentar dados das instituições que representam, elencar os desafios e o planejamento para o futuro. O objetivo dos promotores é debater o quadro imposto pela pandemia que priorizou o enfrentamento da covid-19 e adiou procedimentos que não são de urgência, mas que afetam a qualidade de vida da população. Algumas perguntas foram elencadas aos convidados: Quais foram os sofrimentos das pessoas que não tiveram Covid ou que precisaram adiar cuidados com sua saúde nesse período? As cirurgias eletivas e demais procedimentos que não de urgência e emergência foram adiados – quais são as consequências desse adiamento? E como enfrentá-las?

O 1º webinar Saúde Debate conta com parceria da Upflux.

Serviço:

Webinar Qualidade de Vida e Pandemia: o impacto de ações e procedimentos de saúde adiados por conta da Covid-19

Data: 26 de agosto

Horário: 18 horas

Local: https://www.youtube.com/channel/UCNazXC5oMTSz-IC7Jwy4jlg

Inscrições Gratuitas: https://www.sympla.com.br/webinar-saude-debate-qualidade-de-vida-e-pandemia__1310507?qrcode=true