Aplicativos de saúde que podem ajudar no seu dia a dia

Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que resolvemos todos os nossos problemas na palma da mão, os aplicativos se tornaram grandes aliados da nossa rotina. Com soluções que vão desde a possibilidade de acessar a conta do banco até a de controlar toda a casa por meio do celular, novos apps surgem com o propósito de não só facilitar a nossa vida, mas também de promover o acesso à saúde e ao bem-estar. Por isso, também se torna uma oportunidade conhecer os aplicativos de saúde que podem ajudar no seu dia a dia.

Dentro do universo da vida saudável, diferentes ferramentas podem nos auxiliar na busca por uma rotina mais leve, com opções de monitoramento do sono, rotinas de exercício físico que podem ser seguidas em casa, alarmes para lembrar de beber água, diários alimentares e, até, guias de meditação com foco na manutenção da saúde mental. Existem aplicativos de saúde com opções gratuitas e pagas, que ajudam na promoção do autocuidado e na melhora da rotina, em diferentes aspectos.

Leia também – Dicas para desenvolver um aplicativo de saúde

Leia também – Impacto da pandemia: transformação digital da saúde

Confira abaixo dicas de aplicativos de saúde para baixar no seu celular:

Calm – relaxamento

O aplicativo, que conta com uma interface 100% em português, oferece ferramentas que auxiliam no sono, alongamento, respiração, meditação e controle de ansiedade, além do usuário poder ouvir sons ou ver imagens de cenários que prometem promover o relaxamento. Dentro do app, é possível selecionar programas que trazem uma série de exercícios voltados para a prática da Atenção Plena, que promovem o bem-estar, a concentração e o equilíbrio mental.

O Calm conta com versões pagas e gratuitas, e está disponível para iOS e Android.

Lojong – meditação

Assim com o Calm, o app Lojong é voltado para usuários que buscam controlar a ansiedade e alcançar um estado de relaxamento. Com diferentes programas de meditação guiada, prática de exercícios de Atenção Plena e respiração, a ferramenta busca promover uma melhora na qualidade do sono, o controle de problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, e o verdadeiro “treinamento” da mente para alcançar mais calma e qualidade e vida.

O Lojong é grátis, e conta com alguns programas mais avançados que são pagos. Está disponível para iOS e Android.

Vitalk – saúde mental

Na linha da saúde mental também está o Vitalk, que tem como objetivo levar o cuidado com a mente de forma mais acessível a todos os públicos. O app, que é gratuito, conta com uma espécie de “diário de bordo”, em que diariamente o usuário pode relatar como se sentiu em relação a problemas como ansiedade, depressão e estresse, recebendo dicas e orientações de uma assistente virtual, chamada Viki. Dentro da ferramenta há diferentes programas de meditação e respiração, que podem auxiliar o usuário na busca pelo bem-estar.

Além das ferramentas gratuitas, o app conta com uma equipe de psicólogos on-line, que atendem os usuários por um preço muito mais acessível. A ferramenta está disponível para iOS e Android.

Sleep Cycle – monitor de sono

E se você estiver buscando por algo que ajude no seu sono, o Sleep Cycle pode ser um bom começo! A ferramenta acompanha os padrões de sono do usuário, e o acorda somente quando estiver no sono leve. Além disso, o app também monitora a qualidade do sono por meio do barulho que é emitido enquanto o usuário dorme.

Disponível e forma gratuita para iOS e Android.

Beba água

O nome já diz tudo. O aplicativo Beba Água envia notificações frequentes para lembrar o usuário a beber a quantidade suficiente de água por dia. Toda vez que um liquido é ingerido, você pode incluir no app e, assim, monitorar se o consumo está adequado para o seu corpo, personalizando as notificações e lembretes emitidos.

Disponível para Android.

Desrotulando

No universo da alimentação, o Desrotulando promete desvendar e deixar mais didático os complexos rótulos alimentares que encontramos na embalagem. O app mostra um “food score”, que vai de 0 a 100, informando o usuário se aquele alimento é bom para a saúde ou não. Além disso, é possível ver os pontos positivos e negativos de cada produto, comparando com outros da mesma linha.

Disponível de forma gratuita para iOS e Android.

MyFitnessPal – diário alimentar

Aprendeu a ler os rótulos e quer seguir uma dieta balanceada? O MyFitnessPal atua como um diário alimentar personalizado, em que diariamente você inclui todos os alimentos que consumiu, monitorando a ingestão de macro e micronutrientes, bem como a quantidade e calorias diárias. No app, você pode colocar informações sobre seu peso, idade e altura, e estipular metas de emagrecimento a longo prazo. Com essas informações, uma sugestão de calorias e macronutrientes diário é gerado para o usuário para que a meta seja atingida.

O app tem versões gratuitas e pagas, e está disponível para iOS e Android.

Google Fit – monitoramento de exercícios físicos

Com o auxílio do acelerômetro embutido no seu celular, o Google Fit monitora quanto você caminha, corre e pedala por dia, com relatórios sobre seu desempenho diário e semanal. No app, você pode criar metas e acompanhar a perda de peso proporcionada por todos os exercícios feitos. Para quem utiliza os smartwatchs, há a possibilidade de integrar com o app e ter um monitoramento ainda mais completo.

Disponível gratuitamente para Android.

Nike Training Club – exercícios físicos

E se o Google Fit monitora, o Nike Training Club vai além: traz 185 sugestões de exercícios que podem ser feitos em casa ou em qualquer outro lugar. O app conta com treinos desde força e resistência até yoga, com a ajuda dos chamados Master Trainers da Nike em todos os exercícios. Além disso, quanto mais o usuário usa o app, mais as sugestões são personalizadas e adequadas à evolução do treino.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Flo – saúde feminina

Nem sempre é fácil conseguir acompanhar o fluxo menstrual, ou entender as mudanças que o corpo feminino passa ao longo do mês. O Flo chega com o intuito de monitorar esse ciclo e levar informações personalizadas às usuárias, que podem incluir diariamente sintomas que vão desde o desejo sexual a alterações de humor, ou então dores no abdômen ou nas costas. Assim que a menstruação chega, a usuária pode registrar no app que, instantaneamente, traz recomendações para passar pelo ciclo de forma mais tranquila.

Com o uso contínuo da ferramenta, a duração do ciclo menstrual é regulada e a mulher pode acompanhar as datas da próxima menstruação e, assim, identificar qualquer sintoma diferente.

O app também notifica sobre atrasos menstruais, período de ovulação e, inclusive, os melhores momentos do mês para as usuárias que desejam engravidar. Na versão paga, é possível receber orientações personalizadas de especialistas.

Disponível na versão gratuita e paga para Android e iOS.

* Com informações da Revista Ampla

Leia também – Terapia integrativa: como os florais podem ajudar na saúde

Leia também – Dicas para quem quer parar de fumar