Dicas para quem quer parar de fumar

Largar o cigarro não é uma tarefa nada fácil. Quem é fumante sabe disso. Tentar várias vezes e persistir se torna um desafio imenso. Por isso, é necessário acompanhamento e seguir dicas para quem quer parar de fumar que possam efetivamente contribuir.

A mudança deste hábito é necessária porque fumar é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, com cerca de 80% das mortes como consequência do tabagismo. Além disto, o fumo também contribui para o surgimento de outras doenças. Segundo o oncologista torácico Carlos Gil Ferreira, presidente do Instituto Oncoclínicas, o tabagismo é um importante fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis, como problemas cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes e, o mais grave, câncer de pulmão. “A maioria dos pacientes diagnosticados com a doença é ou já foi fumante. Quem fuma também é mais vulnerável a desenvolver um quadro grave da Covid-19, uma vez que têm o pulmão mais comprometido”, lembra o médico.

Leia também – Qual é a importância de parar de fumar?

Leia também – Conheça a história de quem conseguiu largar o cigarro

Portanto, parar de fumar é uma batalha que pode e deve ser vencida – mas não sem ajuda. A nicotina é considerada droga e pode levar a dependência química. “Quando a pessoa resolve parar, sofre desconfortos físicos e psicológicos que podem trazer sofrimento. Por isso, é importante procurar ajuda profissional e não julgar ou desencorajar quem está passando pelo problema”, afirma o oncologista.

A médica Micheline Pires, clínica oncológica e nutricionista da Ana Saúde, healthtech e clínica digital especializada em oncologia e atenção primária ao paciente com câncer, listou 10 dicas para quem quer parar de fumar. “Antes de mais nada é preciso querer. As unidades básicas de saúde do seu município trabalham com campanhas para auxiliar neste processo, por isso procure esses centros se você está disposto a parar de fumar”, afirma.

Confira as dicas:

  • Escolha uma data para ser o primeiro dia sem cigarro. Se não conseguir, reduza a quantidade gradativamente;

  • Retire os maços de cigarro dos locais onde você está habituado a guardá-los;

  • É normal sentir ansiedade, irritação, dor de cabeça, falta de concentração e muita vontade de fumar! Estes sintomas desaparecem em até duas semanas;

  • Aumento da fome e do peso são comuns. Pratique atividades físicas e consuma líquidos, exceto café e álcool que podem ser um convite ao fumo;

  • Recompense seu esforço guardando o dinheiro que gastaria com cigarros;

  • Tenha cuidado com métodos milagrosos para parar de fumar. Muitos deles são tão nocivos quanto o próprio tabaco. Procure orientação médica em qualquer dúvida.

  • É muito importante ainda associar a cessação do tabagismo com mudanças de vida e alimentares mais saudáveis, fazendo refeições de 3 horas em 3 horas com 5 a 6 refeições/dia, para não entrar na fissura de vontade de consumir alimentos muito calóricos, incluindo e variando alimentos naturais, ricos em vitaminas, minerais e fibras como frutas, legumes, verduras, grãos integrais, carnes e leite e derivados magros 

  • Ande sempre com uma garrafinha de água e tome pelo menos 2 litros de água por dia

  • Para os momentos de fissura ande com palitinhos de cenoura, aipo ou pepino, balas e chicletes dietéticos

  • Mesmo que você não tenha tido sucesso nas tentativas anteriores, não desista de tentar!

Dicas para quem quer parar de fumar aliadas ao tratamento correto

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde e nos Hospitais. O órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da rede de tratamento do tabagismo no SUS, em parceria com estados e municípios e Distrito Federal é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. Algumas instituições privadas também oferecem programas de cessação do tabagismo.

 

* Com informações das assessorias de imprensa

Leia também – A importância do apoio para quem quer deixar de fumar

Leia também – Saúde x Fumo: perigos do cigarro eletrônico