A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou nesta terça-feira (1º) o boletim semanal sobre a situação da dengue no estado e confirmou 132 novos casos da doença. O estado soma agora 1.192 casos no período epidemiológico, que teve início em agosto. Até o momento, são cinco mortes registradas pela doença no mesmo ciclo.
Deste total, 905 são ocorrências autóctones, ou seja, as pessoas foram contaminadas nas cidades de residência. Neste momento, 158 municípios paranaenses apresentam casos confirmados. Entre as regionais de saúde com maior número de confirmações estão as de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. O informe ainda apresenta 12.303 notificações para a dengue: são 1.217 a mais que na semana anterior.
Ainda de acordo com a Secretaria, 334 municípios paranaenses estão infestados com o mosquito transmissor da dengue. Ele está principalmente em criadouros que podem ser removidos, como pneus e lixo, conforme dados do órgão. Por isso, há a necessidade de a população reforçar a limpeza e a retirada de entulhos, evitando o acúmulo de água e a proliferação do mosquito.
Leia mais – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela: saiba como reconhecer os sintomas
Leia mais – Covid-19 e dengue: estudo levanta possibilidade de imunização