Dengue já atinge 152 municípios paranaenses

O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (17 de novembro) pela Secretaria da Saúde do Paraná totaliza 954 casos confirmados no período epidemiológico que teve início em agosto. São 102 ocorrências a mais que o boletim anterior, que somava 852. Os casos confirmados estão 152 municípios.

O estado apresenta 9.968 notificações; 1.703 a mais que a última publicação.

Doze municípios mostram casos autóctones pela primeira vez no período. São eles: Goioerê, Nova Cantu, Perobal, Amporã, Astorga, Paiçandu, Lupionópolis, Santa Amélia, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Toledo e Manoel Ribas.

Seis municípios registraram casos de dengue grave. Cascavel entrou para esta relação neste boletim com uma ocorrência e os outros municípios são Foz do Iguaçu, com três casos de dengue grave, e Marmeleiro, Assaí, Cambé e Jataizinho, com um caso cada um.

“Os focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti estão nas residências, em ambientes internos e externos, e a eliminação destes criadouros é principal forma de combater a dengue”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Eliminar os criadouros significar acabar com todos os pontos e recipientes que possam acumular água; nunca é demais repetir que é preciso tampar as caixas d´água, cisternas e poços; limpar as calhas e os ralos, e descartar corretamente o lixo, entulhos e pneus velhos”, disse.

Leia mais – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela: saiba como reconhecer os sintomas

Leia mais – Covid-19 e dengue: estudo levanta possibilidade de imunização