Covid-19 e dengue: estudo levanta possibilidade de imunização

    Um estudo sobre a dinâmica da Covid-19 traz uma possível relação da imunização contra a doença e a dengue. Pesquisadores indicaram, no trabalho disponível no repositório de pesquisas medRxiv e divulgado em setembro, que locais com uma grande quantidade de casos de dengue entre 2019 e 2020 agora registraram menos diagnósticos positivos para Covid-19, e menos mortes também. 

    De acordo com o professor Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, nos Estados Unidos, para tentar identificar porque certas localidades não apresentavam o mesmo panorama de Covid-19, a equipe chegou ao mapa da dengue do Ministério da Saúde e viu uma possível relação entre as duas doenças, e como uma poderia “frear” a outra. 

    O grupo também analisou a incidência de dengue em outros países para verificar se existiria o mesmo comportamento que sugeriria uma imunização “indireta” para Covid-19. O estudo utilizou dados de 71 países da América Latina, Caribe, Ásia e África. Segundo o pesquisador, com essa base, pode-se dizer que há uma possibilidade de quem já teve dengue possuir algum tipo de defesa, ainda mais porque os dois vírus são transmitidos de formas diferentes.

    Um próximo passo para o estudo é criar um consórcio de pesquisa para aprofundar as informações no Brasil. Se a relação de imunização for comprovada, um dos impactos poderia ser a utilização das vacinas contra a dengue que estão em desenvolvimento em projetos relacionados à Covid-19.

    * Com informações do portal UOL

    Leia também – Vacina contra Covid-19: Anvisa inicia revisão de dados da vacina de Oxford

    Leia também – O Brasil terá uma segunda onda de Covid-19?