Muitas vezes começa sem dar aviso. Vem uma dorzinha, e, de repente, é quase impossível ficar sentado em uma posição, ou, deitado ou até mesmo caminhar.
Às vezes basta um jeito mais rápido ao se levantar, abaixar, virar e lá vem ela. E para se livrar da dor causada, nem sempre é fácil. Remédios, massagens, alongamentos, fisioterapia, terapias alternativas são os meios de conseguir reduzir o desconforto e as dores.
Nossa coluna vertebral é o eixo de sustentação do nosso corpo, nos dá equilíbrio e permite nossos movimentos. Formada por ossos chamados vértebras está dividida em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e região sacral. Com ligamentos e músculos que fazem sua sustentação.
Um dos problemas mais comuns é a lombalgia – dor na parte inferior da coluna vertebral, chamada região lombar.
Alguns fatores que podem favorecer o aparecimento da dor são:
- Má postura ao sentar, deitar, ao realizar tarefas domésticas ou no trabalho;
-
Sedentarismo;
-
Prática errada de exercícios físicos;
-
Obesidade;
-
Envelhecimento;
-
Fatores emocionais.
E o que fazer para minimizar esses sintomas?
É importante que possamos pensar em alterar alguns hábitos que desenvolvemos durante nossa vida. Podemos melhorar a saúde da nossa coluna com a prática regular e correta de exercícios físicos para fortalecimento da região da coluna, dos músculos e ligamentos.
Observar nossa postura ao sentar, procurando manter a coluna no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão. Ao dormir utilizar travesseiro e colchão adequados, ter cuidado ao se levantar da cama e ao erguer objetos do chão. Evitar levantar peso excessivo para não sobrecarregar a coluna.
No trabalho procurar manter a tela do computador na altura dos olhos para que a coluna cervical fique em uma posição confortável evitando as dores no pescoço.
Com a prática da auriculoterapia podemos ajudar no alivio da dor nas costas através de usos de pontos de analgesia, relaxamento muscular e pontos anti-inflamatórios. Fazendo a anamnese adequada e individualizada.
Importante lembrar que se a dor persistir é imprescindível buscar atendimento médico e avaliação através de exames adequados caso não tenham sido realizados anteriormente.
Fontes:
sbot.org.br/dor-lombar-quais-os-motivos/
SANTOS, VANESSA SARDINHA dos. “Cuidados com a Coluna Vertebral”
* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso pela Faculdade de Tecnologia Ibrate e Aromaterapia pela Faculdade Ibrate.
Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri
Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.