Verão e seus cuidados

(Foto: Cookie_Studio / Freepik)

Início de ano sempre é motivo de renovar as esperanças, aumentar o otimismo e fazer promessas. Ainda mais depois de dois anos difíceis para todos.

Com o aumento da população vacinada, a esperança de melhores dias vai se tornando mais reais. As pessoas retomando suas atividades, seus planos tomando mais forma e sendo colocados em prática.

As tão desejadas férias de fim e início de ano podendo ser aproveitadas com visitas aos familiares, reuniões entre amigos e viagens principalmente à praia para relaxar e recarregar as energias.

Crianças brincando ao ar livre em parques, praias junto aos seus pais e avós, passando muitas vezes horas sob um sol forte e que pede cuidados a todos que buscam esse tipo de atividade.

O verão traz mais alegria, disposição, sensação de liberdade e beleza, mas também requer atenção e cuidados, pois pode ser perigoso se descuidarmos da nossa saúde pensando apenas no bem-estar imediato.

É preciso ter atenção maior com as crianças e idosos que são mais sensíveis ao forte calor que estamos experimentando nos últimos tempos.

Por isso, é importante buscar uma alimentação mais leve procurando utilizar alimentos frescos, consumir mais frutas e vegetais. Outro ponto importante é o armazenamento correto dos alimentos evitando que possa acontecer algum tipo de contaminação por bactérias, que pode causar intoxicação alimentar.

Ao ar livre ter cuidado com a exposição direta ao sol para evitar os horários das 10h às 16h que podem levar a queimaduras e a insolação. Além disso, sintomas como tonturas, enjoo, dores de cabeça podem surgir com a exposição excessiva ao sol. Importante estar protegido adequadamente usando bons protetores solares, roupas leves e ingerir bastante água e buscar sempre um local com sombra para ajudar a se proteger.

Estamos há dois meses do fim do verão. Espero que todos nós possamos buscar com equilíbrio como aproveitar esses momentos tão maravilhosos e incluir em nossa rotina hábitos mais saudáveis. Que esses novos hábitos adquiridos no ano que se inicia, possam ser mantidos ao longo de todo o ano. 

* Cíntia Barbieri é Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Auriculoterapeuta formada pelo curso Auriculoterapia de Sucesso pela Faculdade de Tecnologia Ibrate e Aromaterapia pela Faculdade Ibrate.

Clique aqui para ler outras colunas de Cíntia Barbieri

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.