Pesquisa aponta cenário de alerta sobre saúde mental no trabalho

saude mental trabalho
(Foto: Freepik)

O setembro amarelo serve como um alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental, especialmente no ambiente de trabalho. Um estudo recente da Associação Nacional de Medicina no Trabalho revela um cenário preocupante: 30% dos profissionais estão em estado de exaustão. Essa realidade tem um alto custo para as empresas.

Leia também – Como manter a qualidade de vida no trabalho

Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que, em 2023, mais de 400 pessoas foram afastadas do trabalho por burnout. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que anualmente 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, gerando um prejuízo global de quase 1 trilhão de dólares.

Para reverter esse quadro, muitas empresas têm investido em iniciativas para promover a felicidade no trabalho. “Há um consenso de que, quando os funcionários se sentem felizes e satisfeitos em suas funções, isso contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, reduzindo índices de rotatividade, estresse e doenças”, afirma Izabela Holanda, diretora-executiva da IH Consultoria e Desenvolvimento Humano e especialista em Psicologia da Felicidade.

Estudos comprovam essa relação. Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, constataram que funcionários felizes são 12% mais produtivos do que aqueles infelizes.

A capacitação de gestores é fundamental para essa transformação. “A satisfação no trabalho não é apenas um indicador de bem-estar pessoal, mas também um motor poderoso para o sucesso empresarial”, conclui Izabela.

Para promover a saúde mental no trabalho, as empresas podem investir em:

  • Programas de bem-estar..

  • Reconhecimento e valorização dos colaboradores.

  • Flexibilidade e autonomia.

  • Criação de um ambiente de trabalho colaborativo e positivo.

Ao investir no bem-estar de seus colaboradores, as empresas não apenas contribuem para uma sociedade mais saudável, mas também aumentam sua produtividade e atraem os melhores talentos.

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui