9º Encontro de Assessores de Comunicação: Jornalistas ensinam a mensurar resultados | FEMIPA


Uma das maiores dificuldades dos assessores de comunicação é a mensuração de resultados. Como quantificar as ações de relacionamento e conteúdo publicado na imprensa? Esse foi o tema do painel de Anne Tsumori Maezuka, gerente de comunicação do Grupo Marista, e Cláudio Stringari Marques, sócio-proprietário da Central Press, agência de comunicação, no encontro de Assessores de Comunicação do 15º Encontro de Assessores de Comunicação Femipa, nesta terça-feira (28).

Os especialistas trouxeram exemplos de ferramentas que ajudam na gestão de resultados do trabalho da assessoria de imprensa. Marques trouxe o nome de algumas plataformas pagas que cruzam informações e transformam em dados personalizados para cada cliente. É o caso do Press Manager, muito conhecido entre os assessores, que entrega relatórios bastante simples e fáceis de entender, tanto para gestores quanto para departamentos de marketing.

“É importante lembrar que esses números devem nortear as ações futuras da comunicação”, afirmou Marques. De acordo com o empresário, o plano de comunicação não é algo engessado, se os números mostrarem mau desempenho, é hora de repensar”, disse.

Outro desafio apontado pelos presentes na plateia foi a dificuldade de levantar novos temas. Neste sentido, Anne disse que o Grupo Marista treinou micro influenciadores internos que ajudam a detectar pautas e histórias interessantes da instituição.

Para fechar a palestra, foi aberto espaço para perguntas e trocas de experiências entre os presentes. Temas como influenciadores, as dificuldades de gerir baixos orçamentos e a importância do media training para os médicos e porta-vozes dos hospitais também foram debatidos. “É função do médico prestar esse serviço de informação à sociedade. Eles precisam estar prontos para atender as demandas dos veículos”, conclui Marques.



Leia Mais >