Os 2 milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19, exportadas pela Índia, chegaram na tarde desta sexta-feira (22 de janeiro) ao Brasil. Elas serão distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado (23).
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – instituição responsável pela vacina no país, incluindo a produção -, assim que chegarem à instituição, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até manhã de sábado (23) por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição no período da tarde.
Leia também – Definido o plano nacional de vacinação contra Covid-19
“Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC”, informou a Fiocruz.
Leia também – Quais são os efeitos da vacina contra Covid-19? Tire as dúvidas sobre a vacinação