Índia libera exportação de doses de vacina contra Covid-19 para o Brasil

    As vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas em parceria entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil, vindas da Índia, nesta sexta-feira (22 de janeiro). A informação foi dada pelo Ministério das Comunicações por meio de nota oficial na tarde desta quinta-feira (21).

    As doses serão enviadas por meio de um voo comercial. A previsão é que a carga chegue ao Rio de Janeiro no fim da tarde, após uma parada em São Paulo, onde as doses serão embarcadas em um diferente avião.

    Leia também – Entidade esclarece vacinação contra Covid-19 para pacientes com imunodeficiências

    Foram contratadas duas milhões de doses, fabricadas pelo laboratório indiano Serum, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.

    O governo brasileiro tenta desde a semana passada trazer a carga de imunizantes do país asiático. A previsão inicial era que elas estariam no país no domingo passado (17). Contudo, o governo da Índia recuou e suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal. Desde então, as autoridades brasileiras passaram a dialogar para liberar a carga.

    Já existe a liberação para uso emergencial desta vacina no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deu o aval no dia 17 de janeiro.

    Leia também – Covid-19: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia pede urgência na vacinação de idosos

    Leia também – Quais são os efeitos da vacina contra Covid-19? Tire as dúvidas sobre a vacinação