Um mês de coronavírus no Brasil: 77 mortes e 2.915 casos confirmados

Nesta quinta-feira (26) completa um mês do primeiro caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Durante este período, a pandemia gerou 77 mortes, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada na mesma data. A taxa de letalidade é de 2,7%.

As mortes seguem concentradas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas se expandiram também para outros estados.

Considerando um mês após o primeiro infectado, o Brasil fica atrás da China (213 mortes e 9.802 casos), mas a frente da Itália (29 mortes e 1.694 casos no mesmo período).

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a comparação entre Brasil e Itália deve ser ponderada por uma série de aspectos, como pelo fato dos países terem faixas etárias diferentes (a Itália com mais idosos) e pelo Brasil ter mais leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do que o país europeu.

Leia também – Coronavírus: presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia enfatiza a absoluta necessidade de isolamento social neste momento

Leia também – Coronavírus: cuidados em saúde mental para trabalhadores da Saúde

“O fato de termos mais casos não significa nada. Nós começamos de forma mais lenta, mas em compensação a Itália teve crescimento abrupto, que esperamos que nós não tenhamos. Pode ser que, daqui a uma semana, nossa situação seja muito melhor que a Itália. Temos uma expectativa que nós não vamos ter número de óbitos proporcional que Itália está tendo. Precisamos esperar mais algumas semanas”, respondeu.

O total de casos confirmados subiu para 2.915 casos. O resultado desta quinta-feira marcou um aumento de 54% nos casos em relação ao início da semana, quando foram contabilizadas 1.891 pessoas infectadas.

Do total de mortes, 58 foram em São Paulo, nove no Rio de Janeiro, três no Ceará, três em Pernambuco, uma no Amazonas, uma no Rio Grande do Sul, uma em Santa Catarina e uma em Goiás. 

Como local de maior circulação do novo coronavírus no país, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 1.052 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (421), Ceará (235), Distrito Federal (200), Rio Grande do Sul (158) e Minas Gerais (153).

Também registram casos confirmados Santa Catarina (122), Bahia (104), Paraná (102), Amazonas (67), Pernambuco (48), Espírito Santo (39), Goiás (39), Mato Grosso do Sul (25), Acre (24), Rio Grande do Norte (19), Sergipe (16), Pará (13), Alagoas (11), Mato Grosso (11), Maranhão (10), Piauí (nove), Roraima (oito), Tocantins (sete), Rondônia (cinco), Paraíba (cinco) e Amapá (dois).

Paraná

Conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná soma 106 casos confirmados até esta quinta-feira. Foram mais nove confirmações em relação a ontem.

Os novos casos são de cinco mulheres e quatro homens com idades entre 28 e 49 anos. Os registros são de Curitiba (6), Pato Branco (1), Maringá (1) e Rio Negro (1).

Curitiba

Curitiba registrou nesta quinta-feira (26) mais dez novos casos de coronavírus em moradores da cidade: cinco mulheres e cinco homens, com idade entre 29 e 61 anos. Com os novos registros, são 66 casos confirmados de Covid-19 na capital paranaense, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. Há 175 casos suspeitos.

Dos 66 casos confirmados, 14 pessoas já foram liberadas do período de isolamento domiciliar e sem sintomas. Entre os dez novos casos registrados nesta quinta, três necessitaram de internamento – dois já tiveram alta e um segue internado em UTI. Até o fechamento do boletim, eram quatro pacientes internados, sendo dois casos de maior gravidade, um deles é o médico da UPA Boqueirão.

Em 77% dos casos diagnosticados até o momento em Curitiba, os sintomas foram leves e as pessoas foram orientadas a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias a contar do início dos sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde também indicou que 13 pessoas se recuperaram da Covid-19 em Curitiba.

Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus

Leia também – Coronavírus: Sistema Unimed elabora guias com orientações para ajudar a população durante a pandemia