Startup desenvolve aplicativo para monitoramento dos casos de Covid-19 no país

A UniverSaúde, startup que desenvolve soluções tecnológicas para a área da Saúde, lançou o aplicativo AVISACorona, uma solução multiplataforma para o monitoramento dos casos de Covid-19 nos municípios brasileiros. “O momento atual da epidemia de coronavírus no Brasil é grave, dramático e demanda tomada de decisão imediata também por parte da sociedade civil organizada”, conta o fundador da UniverSaúde, Erico Vasconcelos.

A startup foi fundada em 2017 e conta com gestores e profissionais de saúde que acumularam conhecimentos e experiências na atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e em organizações privadas do país por mais 20 anos.

 

O objetivo do projeto é contribuir no controle da epidemia do coronavírus no Brasil, auxiliando na localização dos casos de Covid-19. “O AVISACorona é a solução que criamos para ajudar os municípios a controlarem a epidemia de coronavírus e o impacto social, considerando o imperativo da interrupção do circuito de contaminação, por meio de duas ações estratégicas muito importantes neste momento de circulação ativa do vírus, que são localizar geograficamente, e em tempo real, as pessoas que estão contaminadas antes que elas precisem ser internadas; e trata-las com antecedência evitando mais ocupação de leitos nos hospitais e o iminente colapso dos sistemas de saúde”, afirma Vasconcelos.

 

Como funciona e quem é o público-alvo?

Visando cumprir com a demanda de corrigir problemas encontrados, como a curva ascendente na epidemia, subnotificação de casos que não oferecem resultados reais, a inquietação do distanciamento social e pressão pela retomada de trabalho e econômica, o foco principal do AVISACorona são Secretarias Municipais de Saúde, Estados e Consórcios Intermunicipais.

 

Desta forma, as cidades e os estado poderão potencializar o monitoramento com uma ferramenta que agrega o aplicativo para dispositivos móveis, software de telemedicina, sistema de alertas, prevenção e painel de controle integrado para as equipes que atuam na linha de frente. “Precisamos que os órgãos competentes municipais e estaduais estejam alinhados e acompanhando seus casos de forma mais real e efetiva para solucionarmos os problemas que estamos enfrentando, inclusive, o isolamento social, que tem trazido aumento de suicídios por depressão; e a retomada da economia”, orienta Vasconcelos.

 

E a forma de captar estas informações é bem simples e conta com a participação de cada cidadão, conforme explica Vasconcelos. “As pessoas acessam o portal ou baixam o app do AVISACorona, preenchem um questionário, os responsáveis terão acesso a estas informações que irão desenvolver os resultados, dar orientações, reforçar os procedimentos e monitorar os casos”, explica.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/nXhInauX9I4″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Outras plataformas

Desde o início da pandemia, outras plataformas foram desenvolvidas para auxiliar o cidadão no reconhecimento de sintomas e também de casos suspeitos de Covid-19. São ferramentas que auxiliam a população em geral e também os órgãos públicos e demais autoridades de saúde. Confira reportagens já publicadas sobre este tema e outros tipos de monitoramento do coronavírus pelo Saúde Debate:

Plataformas colaborativas ajudam a mapear riscos de transmissão do novo coronavírus

Aplicativo gratuito oferece triagem e monitoramento para casos suspeitos da Covid-19

Plataforma acompanha evolução do coronavírus no Paraná

Ferramenta online permite monitorar avanço da Covid-19 no Brasil

Instituição de Curitiba participa de força-tarefa para monitoramento da Covid-19