Curitiba segue em Alerta Laranja no risco de contaminação de coronavírus

A prefeitura de Curitiba informou, nesta sexta-feira (17 de julho), que a cidade continua no chamado Alerta Laranja, que significa risco médio de contaminação pelo novo coronavírus. Havia expectativa de uma avaliação do nível de alerta por parte da Secretaria Municipal de Saúde nesta data, após o governo do Paraná decidir pela não prorrogação do decreto estadual que determinou medidas mais restritivas para oito regionais de Saúde, para conter o avanço da Covid-19, o que atingia a capital paranaense e a Região Metropolitana de Curitiba.

Nesta semana, houve uma reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) para alinhar diretrizes após o fim do decreto estadual. Várias prefeituras editaram novos decretos para o enfrentamento à Covid-19, mas Curitiba optou por retornar ao que determinava o decreto do Alerta Laranja, prometendo uma nova análise para esta sexta-feira.

No entanto, a prefeitura de Curitiba optou por seguir com o mesmo parâmetro, sem a publicação de novas determinações, por enquanto. Assim, o comércio e os serviços não essenciais continuam proibidos de funcionar durante o fim de semana. De segunda a sexta, os estabelecimentos devem seguir regras de horário para abertura e fechamento. 

Pelo Decreto Municipal 810/2020, algumas atividades também continuam proibidas, como funcionamento de bares e academias e a realização de eventos. 

Confira abaixo as regras do abre e fecha e os horários de algumas das principais atividades e serviços:

Leia também – Após fim de decreto da quarentena restritiva, Paraná mantém recomendação de isolamento social

Leia também – Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras