Médico infectologista diz que começa a faltar leitos e pede ajuda da população

O médico infectologista Jaime Rocha publicou um vídeo nesta semana que está circulando nas redes sociais. Ele faz um apelo para a contribuição da população para as medidas de prevenção ao novo coronavírus, na tentativa de frear o avanço da pandemia de Covid-19. De acordo com o médico, que também é diretor da Unimed Curitiba, já começa a faltar leitos tanto na rede pública quanto privada. Mesmo o anúncio da ativação de leitos nas últimas semanas por parte das autoridades públicas e hospitais, não está sendo suficiente para atender a demanda.

“Estamos sem leito. Está começando a faltar leitos na parte pública e privada. Estamos abrindo, abrindo mais leitos. Mas o comportamento da população faz com que o número de casos seja de tal tamanho que nós não estamos dando conta. Se não houver contribuição da população como um todo e compreensão que aglomerações e falta de adesão a essas medidas continua trazendo casos novos nós não vamos tolerar e vamos passar a ter óbitos por falta de assistência. Não estou sendo alarmista. Estou sendo realista”, diz o médico.

Também nesta semana, tanto o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) quanto o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) emitiram alertas sobre o limite da capacidade de atendimento no sistema de saúde. O Coren, inclusive, avisou que o número de profissionais de enfermagem já é insuficiente, além de destacar o desgaste das equipes neste momento.

Leia também – Funciona o toque de recolher no controle da pandemia de Covid-19?

Leia também – Cansaço da pandemia x aumento de casos de Covid-19

Leia também – Aumento de casos de Covid-19: reflexo do comportamento da população