Radioterapia (RT) combinada ou não com quimioterapia (QT) em pacientes adultos ou pediátricos com glioma de tronco cerebral: estudo de uma base populacional


O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados do tratamento e os fatores prognósticos nos pacientes com gliomas de tronco cerebral submetidos à radioterapia (RT) isolada ou associada à quimioterapia (RT-QT) nos últimos 20 anos na base de dados da FOSP (Fundação Oncocentro de São Paulo).

Na presente análise, foram incluídos um total de 253 pacientes com seguimento mediano de 12 meses. Foram 197 pacientes pediátricos e 56 adultos. Para toda a coorte, a SG de 1 e 3 anos foi de 46% e 23%, com sobrevida global (SG) mediana de 11 meses. Na análise de subgrupo, os adultos tiveram sobrevida mediana de 33 meses versus 10 meses nos pacientes pediátricos (p = 0,002). Nenhuma diferença significativa na OS entre RT e RT-QT foi observada em subgrupos pediátricos ou adultos (p > 0,05). O uso do tratamento combinado (RT-QT) aumentou significativamente ao longo dos anos. Na análise multivariada, pacientes adultos foram o único fator prognóstico independente associado a uma melhor OS (p < 0,001).

Conclusão:

Neste estudo, os gliomas de tronco cerebral tiveram uma sobrevida global mediana de 11 meses, sem uma melhora significativa nos resultados do tratamento nos últimos 20 anos, apesar da adição de quimioterapia. Pacientes adultos foram independentemente associados com melhor sobrevida.

 

O artigo está disponível na íntegra no link abaixo:

https://journals.viamedica.pl/rpor/article/view/RPOR.a2023.0016

 

Fabio Ynoe Moraes, PhD, MD.
Department of Oncology – Division of Radiation Oncology, Kingston General Hospital, Queen’s University, Kingston, ON, Canada.

 



Leia Mais >