Pais podem ajudar crianças a cuidar da saúde mental pensando de forma integral

saúde mental
(Foto: Freepik)

No mês em que se iniciam as férias escolares, normalmente o foco é a alegria e a diversão relacionadas à data. Porém, é preciso lembrar que os pequenos e adolescentes muitas vezes também precisam de auxílio para cuidar das emoções e manter a saúde mental em dia, especialmente se estiverem passando por situações ou fases desafiadoras.

Leia também – Mudança de escola: saiba por que a ajuda de um psicólogo é valiosa nesse processo

Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, as crianças e adolescentes também precisam de atenção terapêutica em muitos momentos da vida, porém, a saúde deve ser pensada de forma integral. “Não se trata apenas de pensar na saúde da mente, mas na saúde de maneira geral, abordando áreas fundamentais da vida que precisam ser sempre cuidadas”, explica.

Para Suassuna, é preciso estar atento a cinco pontos importantes: a dimensão física; a dimensão espiritual; a dimensão social; a dimensão afetiva e a dimensão racional. “São como pontas de uma estrela que, juntas, se bem cuidadas, proporcionam uma vida mais equilibrada e feliz”, diz ele.

O especialista ressalta que pensar de forma integral é fundamental para que crianças e adolescentes possam se sentir bem com a própria vida. “Não tratamos apenas a saúde mental, pois ela é um reflexo de outras áreas. Pensamos na relação da criança com os outros, por exemplo; na saúde física e na saúde intelectual, entre outros pontos já citados”.

É importante, segundo Suassuna, estar atento a sinais para buscar ajuda quando necessário. “Todas essas áreas precisam de atenção contínua, mas é preciso buscar orientação caso os pais desconfiem que a criança ou adolescente está passando por problemas mais sérios e não saibam como lidar”, afirma.

*Informações Assessoria de Imprensa