SBP acompanha seminário do Ministério da Saúde para criação do Memorial da Pandemia de Covid-19


Quatro anos após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde promoveu um seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19. O encontro aconteceu no auditório Embaixador Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty, e foi acompanhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio da representante dra. Renata Seixas, coordenadora regional do Centro-Oeste.

Na oportunidade, foi promovido um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas sobre questões como: o que representou a pandemia para o mundo e o país – como o Brasil reagiu à Covid-19; resposta da ciência à pandemia; informação como aliada da ciência durante e depois da pandemia; mobilização da sociedade civil para o enfrentamento da pandemia; política nacional de memória da pandemia; e saúde global e reparação para novas pandemias

Dra. Renata pontua que a discussão foi um importante momento para ressaltar a atuação do conhecimento e da ciência atrelados a uma política de bem-estar social. Nesse contexto, ela destaca a necessidade de registrar esse momento para as próximas gerações.

“A pandemia de covid-19 foi um momento muito difícil e desafiador da história que impactou milhares de famílias. Apesar de termos superado a emergência sanitária, a covid-19 segue sendo um problema de saúde pública. Esse memorial reunirá os desafios, mas também os momentos de êxito no combate à pandemia, como o desenvolvimento das vacinas e a solidariedade”, explica. 

*Com informações do Ministério da Saúde



Leia Mais >