Uso de vitamina C intravenosa em adultos com sepse e risco de morte – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Vitamina C Intravenosa em Adultos com Sepse na Unidade de Terapia Intensiva

A sepse é definida como disfunção orgânica com risco de vida causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção. Esse distúrbio causa ou contribui para cerca de um terço a metade das mortes em hospitais e é responsável por até 11 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano. O tratamento inclui terapia antimicrobiana, controle de origem e suporte de órgãos. 

Na sepse, os efeitos antioxidantes da terapia com vitamina C podem mitigar a lesão tecidual induzida pelo estresse oxidativo. A vitamina C não pode ser sintetizada por humanos e os níveis são baixos em muitos pacientes críticos, o que aumentou a plausibilidade do benefício com a suplementação. Após um estudo de centro único despertar o interesse no uso de vitamina C intravenosa, administrada com hidrocortisona e tiamina, ensaios clínicos randomizados e controlados subsequentes avaliando esse tratamento combinado não mostraram benefícios. Em contraste, em um estudo controlado randomizado, os pacientes com sepse e lesão pulmonar aguda que receberam uma dose mais alta de vitamina C (50 mg por quilograma de peso corporal a cada 6 horas) tiveram um risco de morte menor em 28 dias do que aqueles que receberam placebo. No entanto, meta-análises recentes sugerem que a evidência geral que suporta o uso da terapia com vitamina C em pacientes com sepse é de baixa certeza. 

OBJETIVOS DO ESTUDO

Estudos que avaliaram o uso de vitamina C intravenosa em adultos com sepse que estavam recebendo terapia vasopressora na unidade de terapia intensiva (UTI) mostraram resultados mistos em relação ao risco de morte e disfunção orgânica.

No estudo de fase 3, multicêntrico, randomizado, controlado, Disfunção de Órgãos Lessening Organ Dysfunction with Vitamin C (LOVIT), testamos a hipótese de que uma alta dose de vitamina C reduziria o risco de morte ou disfunção orgânica…



Leia Mais >