Maiores ingestões habituais de flavonoides estão associadas a uma menor incidência de diabetes – ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia


Diabetes, uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, resulta em mais de 2 milhões de mortes a cada ano devido às complicações neurológicas e vasculares associadas a essa condição. As estratégias para diminuir o impacto do diabetes na saúde global e na economia devem se concentrar na prevenção do diabetes por meio da promoção de comportamentos saudáveis ​​e dietas baseadas em evidências em nível populacional. A maior ingestão de frutas e vegetais tende a estar associada a uma menor incidência de diabetes mellitus tipo 2, com frutas específicas mostrando associações mais fortes do que outras, não atribuíveis ao seu índice/carga glicêmica.

Os flavonoides, uma classe de polifenóis encontrados em frutas, vegetais e outros alimentos e bebidas derivados de plantas, foram propostos como potenciais moderadores do risco de diabetes. Estudos in vitro e em animais destacam os mecanismos potenciais pelos quais os flavonoides e seus metabólitos podem modificar o risco de obesidade e diabetes tipo 2 através da inibição da adipogênese, sinalização/secreção de insulina e modulação das vias inflamatórias. Com base em sua estrutura química, os flavonoides são categorizados em subclasses, com certas subclasses sendo comuns a alimentos específicos. A variação estrutural entre as subclasses resulta em diferenças na biodisponibilidade e atividade biológica.

Em uma meta-análise de 7 estudos de coorte prospectivos, pessoas com maior ingestão de flavonoides tiveram um risco 11% menor de diabetes mellitus tipo 2 (RR: 0,89; IC 95%: 0,82-0,96) em comparação com pessoas com menor ingestão. Das subclasses de flavonoides, associações inversas significativas foram observadas para flavonóis e antocianinas. Ainda não se sabe se essas associações inversas diferem em subgrupos com maior risco de diabetes.

Atenuar o ganho de peso durante a meia-idade tem um impacto crítico na saúde pública, com o risco…



Leia Mais >