Webinar APM debate saúde mental e motivação na profissão médica – APM


A Associação Paulista de Medicina debateu o tema “Saúde mental e motivação – como mantê-las” na noite da última quarta-feira, 8 de junho, em mais uma edição de seu webinar. Com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, o evento foi apresentado por José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, e moderado pelos diretores Álvaro Nagib Atallah (Economia Médica e Saúde Baseada em Evidências) e Paulo Manuel Pêgo Fernandes (Científico).

Os palestrantes convidados do evento foram Alexandrina Meleiro, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio, e Kalil Duailibi, presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da APM. Os especialistas falaram sobre as Síndromes de burnout e boreout na profissão médica.

Burnout

Muito comentada nos últimos anos, a origem da palavra burnout é inglesa, podendo ser traduzida como “exterior queimando por dentro” ou “queimar-se por completo”. Criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger, em 1974, o termo surgiu diante da exaustão do médico enquanto observava a si mesmo. O especialista costumava trabalhar mais de 12 horas por dia atendendo pacientes usuários de drogas e dependentes químicos e, devido ao esgotamento físico e mental, ficou doente.

Apesar de qualquer pessoa ser suscetível, durante a pandemia de Covid-19, o número de médicos apresentando a síndrome se tornou alarmante. Alexandrina iniciou a apresentação salientando que, acima de tudo, médicos também são seres humanos sujeitos a ficarem doentes. “Muitas vezes, pacientes e entidades enxergam o profissional de Saúde como deuses e, se olharmos para décadas passadas, isso poderia até parecer algo natural. Entretanto, hoje, com toda mudança tecnológica, os profissionais acabam sendo representados por figuras que precisam atender ao que o convênio e a população…



Leia Mais >