Primeiro webinar híbrido do APM debate construção do rol da ANS – APM


Na noite da última quarta-feira, 22 de junho, a Associação Paulista de Medicina realizou seu primeiro webinar híbrido. Na a ocasião, o tema escolhido para debate foi “Construção do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar”. Apresentado por José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, o evento ocorreu presencialmente no auditório da instituição e foi transmitido ao vivo em seu canal no Youtube.

“Há cerca de quatro semanas, notamos o crescimento de debate e polarização em torno de diferentes visões em relação ao rol de coberturas no sistema de saúde complementar conduzido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Querendo entender a consistência deste ponto de vista, conversei com especialistas que explicaram que o Rol da ANS é analisado continuamente com toda transparência possível, com discussão aberta a todas as especialidades, e logo percebi que estava imaginando uma situação do passado e que estamos vivendo uma realidade diferente”, refletiu Gomes do Amaral. 

Panorama da saúde suplementar

Iniciando as apresentações, Alexandre Fioranelli, Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, abordou o panorama do setor de saúde suplementar médico hospitalar. Segundo o especialista, 6,3% dos beneficiários de planos de saúde não são regulamentados diante da Lei 9656, que rege atualmente a saúde complementar e, em contrapartida, ressaltou que 93,7% dos usuários estão em planos regulamentados.

O conceito do Rol está na cobertura obrigatória a ser oferecida pelas operadoras de planos de saúde, válidos para todos os planos novos e adaptados à Lei nº 9.656/98. A base legal está no inciso III do art. 4º da Lei nº 9.961/2000, que compete à ANS à elaboração do Rol de procedimentos e eventos em Saúde.

“Entre os planos de assistência, temos a predominância de planos coletivos…



Leia Mais >