GSTDH: Painel Conasems debate acesso à Telemedicina na Região Sul do País


Na última quinta-feira, 6 de outubro, dia de encerramento da 4ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento de Telemedicina e Saúde Digital da América Latina, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apresentou painel sobre as ações voltadas para o acesso da Telemedicina na Região Sul do País. O espaço, moderado por Diogo Demarchi, assessor técnico do Conasems, contou com palestras ministradas por Simone Aparecida de Souza, diretora de Assistência à Saúde de Joinville (SC); e Karen Patrícia Wilke Ferreira Rocha, coordenadora do AME CIS de Ivaiporã (PR).

Antes das apresentações, o moderador explicou que, durante o painel, seriam abordadas questões voltadas a atividades, ações, inovações e preposições relacionadas à Telemedicina por parte dos municípios. “Hoje, serão apresentadas algumas experiências exitosas das várias realizadas em todo o País. Nosso intuito é fazer com que os participantes possam ter conhecimento máximo sobre experiências dentro da Saúde Digital em diferentes municípios do Brasil.”

De acordo com Demarchi, em um País grande e heterogêneo como o Brasil, é preciso colocar em prática determinadas políticas públicas, de maneira que consigam dialogar com as realidades de diferentes territórios. “Ao longo dos três dias do evento, pudemos entender sobre a estratégia da Saúde Digital para o Brasil dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela aborda aspectos não só de saúde suplementar, mas também do setor público, pois a saúde da população é única”, pontou o moderador.

Dentro do SUS, a pactuação de documentos para expansão da prática é uma visão do Conasems diante do conceito de planejamento – monitorado do ano de 2020 até 2028, sobre como será necessário lidar com todos esses aspectos. Segundo o especialista, também há ações prioritárias, que vão desde aspectos de governança…



Leia Mais >