Edição de setembro do Cine Debate discute animação As Bicicletas de Belleville


A Associação Paulista de Medicina promoveu, na noite da última sexta-feira (23), mais uma edição do seu tradicional cine debate. Na ocasião, o filme escolhido para discussão foi ‘As Bicicletas de Belleville’, abordando como tema de reflexão ‘Atitude muda uma vida’.

Moderado por Wimer Bottura, psiquiatra, psicoterapeuta e coordenador do Cine Debate desde 1997, os especialistas convidados para debater a obra foram Hermano Tavares, psiquiatra, fundador e coordenador do Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO), e Iara Mastine, psicóloga e especialista em Neuropsicologia. “A obra em questão foi sugerida por uma debatedora que participa frequentemente das sessões. Achei interessante trazer esta abordagem, já que não costumamos debater animações habitualmente”, explicou Bottura.

O longa apresenta a vida de Champion, um jovem que só se sente feliz quando está andando em sua bicicleta. Percebendo a vocação do garoto, sua avó (Madame Souza) começa a incentivar seu treinamento e encorajá-lo a participar da famosa Volta da França, principal competição ciclística da País, no intuito de torná-lo um verdadeiro campeão. Entretanto, durante o percurso da corrida, Champion é sequestrado e, a partir deste momento, sua avó e seu cachorro (Bruno) partem em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano, chamada Belleville.

Críticas

Iniciando o debate, Tavares comentou sobre algumas das críticas presentes no longa, destacando também que o filme é uma espécie de caricatura, na qual personagens são apresentados com traços exagerados, se mostrando também bastante poético, agridoce e, às vezes, soturno, uma verdadeira representação de peça francesa.

“Desta forma, é interessante resgatar este filme quase 20 anos depois de seu lançamento, pois o domínio de modelo audiovisual americano…



Leia Mais >