Médica intensivista titulada pela AMIB é nova professora titular da USP


Dra. Ludhmila Hajjar. Foto: Divulgação/Egberto Nogueira

A Medicina Intensiva ganhará um reforço significativo no âmbito acadêmico. No último dia 12 de junho, a Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar assumiu o cargo de professora titular de Emergências Clínicas na Faculdade de Medicina da USP.

Estiveram presentes médicos renomados em suas áreas, como a Dra. Margareth Dalcomo, pneumologista, pesquisa da Fiocruz e sócia honorária da AMIB, Dr. Roberto Kalil Filho e Dr Fabio Jatene, presidente e vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração (inCor), e representantes do legislativo brasileiro, como a deputada Tabata Amaral (São Paulo), o senador Davi Alcolumbre (Amapá) e a senadora Tereza Cristina (Mato Grosso do Sul).

Formada pela Universidade de Brasília (UnB), doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo e titulada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a Dra. Ludhmila foi aprovada como professora titular após ser submetida a um concurso que incluiu provas, análise de citações de seus trabalhos (mais de 6 mil), bem como prêmios e estudos publicados (mais de 250).

Referência em cardiologia, emergência e medicina intensiva, a Dra. Ludhmila também é uma defensora importante do cuidado integrado do paciente crítico e da valorização da titulação do médico intensivista. “Acredito que a sociedade está em um momento de conhecer e valorizar melhor o médico intensivista, e vejo isso como uma grande oportunidade para fortalecer e reconhecer ainda mais nossa especialidade. Como professora titular da USP, serei responsável pelo cuidado integrado do paciente em todas as etapas, desde o pronto atendimento até o cuidado intensivo na UTI, e pretendo defender cada vez mais a importância desses profissionais”, revela.

Para a AMIB, é motivo de orgulho contar com uma associada tão ativa e engajada em uma posição de extrema relevância para a formação médica no Brasil.

Desejamos à Dra….



Leia Mais >