Dia mundial de conscientização sobre a Doença de Parkinson


A doença de Parkinson (DP) é um transtorno neurológico degenerativo progressivo que afeta a saúde física, mental e a qualidade de vida das pessoas acometidas, e compromete a estrutura socioeconômica familiar. Ela é caracterizada principalmente pela degeneração das células da camada ventral da parte compacta da substância nigra e do locus ceruleus. O início das manifestações clínicas motoras, baseado nos critérios clínicos vigentes, corresponde à perda de 60% dos neurônios dessas regiões e 80% da dopamina do estriado (núcleos da base).

O conceito de DP idiopática como uma entidade única tem sido alterado com a identificação de vários subtipos clínicos, genes patogênicos e possíveis agentes ambientais causadores. Além dos sintomas motores clássicos, as manifestações não-motoras (como o transtorno comportamental do sono REM, anosmia, constipação intestinal e depressão) aparecem já no estágio prodrômico, pré-motor e evoluem, juntamente com comprometimento cognitivo e disautonomia, conforme a doença progride, geralmente dominando os estágios avançados da doença.

Tabela 1
. Causas de Parkinsonismo em idosos (adaptado de Pinheiro & Barbosa, 2023).

A DP é a principal causa de parkinsonismo, acomete homens e mulheres com idade superior a 50 anos, diferentes raças e classes sociais.

A incidência e a prevalência aumentam com o avançar da idade, é uma doença fortemente associada ao processo de envelhecimento. A prevalência média em estudos é de 1,5% para adultos acima de 50 anos e encontramos 3,3% no estudo brasileiro em 1.186 idosos com 64 ou mais anos moradores do município de Bambuí, Minas Gerais (7,1% para todas as causas de parkinsonismo; 3,3% DP). A incidência aumenta de 5 a 10 vezes da sexta à nona décadas de vida.

Causas da doença

Apesar do grande avanço de novos conhecimentos sobre a DP, sua causa permanece desconhecida e isto leva ao desafio do estudo da sua fisiopatologia em associação ao…



Leia Mais >