Vacinação anual contra Covid-19 será uma realidade?

A maior parte da população brasileira ainda não está completamente imunizada, mas já se discute a vacinação anual contra Covid-19. As primeiras doses foram aplicadas no país em 17 de janeiro deste ano e, após seis meses, há pesquisas em andamento verificando se a vacinação anual contra Covid-19 será uma realidade.

Nesta segunda-feira (19 de julho), o governo de São Paulo se antecipou e divulgou que haverá ciclo de vacinação anual contra a Covid-19 no estado a partir de 17 de janeiro de 2022, em um esquema parecido com o que acontece com a vacinação contra o vírus H1N1 (gripe).

Leia também – Terceira dose da vacina contra Covid-19: ainda não há estudos conclusivos, diz Anvisa

Leia também – “Sommelier da vacina” e o impacto na vacinação

Leia também – Posso escolher a vacina contra Covid-19?

Conforme a secretaria de Saúde de São Paulo, não há um estudo que comprove a necessidade de uma terceira dose das vacinas contra o coronavírus, em uma espécie de reforço, mas há indicação de necessidade de doses anuais para garantir a proteção. E isso seria diferente da dose de reforço. Por isso, o estado anunciou que vai se articular para garantir um novo ciclo de imunização a partir de janeiro do ano que vem.

A secretaria ainda informou que a vacinação anual contra Covid-19 deverá ser articulada também com o Ministério da Saúde.

Já o ministério informou, também nesta segunda-feira, que não há evidência científica sobre a necessidade da vacinação anual contra a Covid-19. A pasta recomenda que estados e municípios sigam o que está previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO).

* Com informações do G1 e do UOL

Leia também – Pacientes obesos com Covid-19 podem ter sequelas cerebrais, aponta estudo

Leia também – Pesquisa aponta os perigos da gordura abdominal associados à Covid