Utilizando aplicativo, ação de Saúde Preventiva reduz em 44% número de usuários com pressão alta

schedule
2024-04-03 | 21:00h
update
2024-04-03 | 02:13h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate
(Foto: Freepik)

Uma palestra dada por Steven Jobs, em 1983, em um congresso de Design, no Colorado, ficou nos anais da história da tecnologia. Nela, que é quase uma visão profética sobre o futuro, Jobs detalha de que maneira as novidades tecnológicas mudariam os rumos do mundo. Entre as ideias trazidas à tona por ele, estavam os computadores portáteis e um grande mercado de software, em que seria possível experimentar os programas antes de comprá-los.

Leia também – Programa no Paraná traz apoio e ferramenta para zerar fila de cirurgias eletivasAMP

Das ferramentas do paleolítico aos dias de hoje, a humanidade é fascinada pelos utilitários, por isso, mais de 40 anos depois, não é de se surpreender que principalmente os aplicativos tenham alcançado tanto sucesso, sobremodo aqueles feitos para auxiliar na saúde. Contudo, diante de tanta variedade, a dúvida dos usuários é se realmente funcionam.

Publicidade

Variadas pesquisas vêm atestando que tais softwares são relevantes, notadamente quando usados de forma híbrida, ou seja, combinando tecnologia com o envolvimento de profissionais. Foi o que ocorreu recentemente por meio da Plataforma Saúde Preventiva (PSP), criada pela Sinerji e utilizada pela Unimed-Assis (SP). Conforme os últimos dados analisados, abrangendo este ano e 2023, caiu 44% o número de usuários com pressão alta, na Casa di Conti, um dos estabelecimentos que aderiu à iniciativa. No local, 865 beneficiários compuseram a coleta de informações em 2024.

Algoritmos a serviço do cuidado

A Plataforma Saúde Preventiva reúne várias ferramentas de software para informatizar, automatizar e gerenciar ações e programas relacionados ao assunto. Uma delas é o “Saúde em Dia” — um aplicativo para uso em celulares pelos beneficiários dos planos de saúde conveniados com a Plataforma.

Enfermeira responsável pela Medicina Preventiva daquela cooperativa de trabalho médico, Juliana Pires explicou como tudo funciona: a equipe de enfermeiros da Unimed-Assis vai até a empresa, faz a coleta de sangue dos colaboradores para exames laboratoriais e a avaliação antropométrica, com mensuração de peso, altura e dobras cutâneas. As informações são inseridas no aplicativo, que calcula os riscos e iniciativas necessários para ações futuras de cuidado com o colaborador.

Com os parâmetros estabelecidos pela equipe de Medicina Preventiva, o aplicativo consegue calcular e classificar riscos e comorbidades, a exemplo de hipertensão, dislipidemia, sobrepeso e diabetes. A partir daí, formam-se grupos com práticas específicas. “Para a empresa com o indicativo de colaboradores com sobrepeso, por exemplo, é marcado um dia em que a nutricionista vai até o local, atende todos daquela turma e monta um cardápio para cada colaborador”, explicou Alex Bueno, enfermeiro de Medicina Preventiva.

Dependendo da comorbidade detectada, os colaboradores são direcionados a programas de Medicina Preventiva adequados ao caso deles, que tratam de forma conjunta o controle de doenças como diabetes e pressão alta, a exemplo do “Doce Vida” e do “Vida Ativa”.

Assim, o resultado dessa experiência humanizada, permeada pela tecnologia, excedeu as expectativas, sendo que o êxito dela é fruto dos esforços conjuntos da Casa Di Conti e da Unimed-Assis, com o apoio da PSP da Sinerji. Vale ressaltar que a Plataforma como um todo reforça e estimula melhores hábitos no dia a dia — fatores que possivelmente também se alinharam para haver essa significativa diminuição dos beneficiários com hipertensão.

Ampliando a visão

Para Alex, dessa forma, é possível ter uma visão geral da saúde da empresa. “Antes do aplicativo, as ações eram realizadas, mas tudo de forma manual, em planilhas e papel. Hoje, com a digitalização das informações, o processo é muito mais rápido e eficiente. É possível criar um histórico e avaliar a evolução da saúde desse colaborador”, relatou.

Dentre as funções do aplicativo, que pode ser acessado em smartphones ou pelo computador, estão o acesso a um plano personalizado de cuidados de acordo com as condições do paciente, acompanhamento de consultas, acesso a exames, registro automático de presença em atividades de saúde preventiva e plano de refeições personalizado feito por nutricionistas.

Periodicamente, a equipe de Medicina Preventiva faz devolutivas aos beneficiários, acompanhando de perto como está a saúde na empresa. A PSP hoje é oferecida a mais de 3 mil beneficiários, com a expectativa de que ao longo do ano o número de pessoas auxiliadas chegue a 10 mil.

*Informações Assessoria de Imprensa

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
21.11.2024 - 15:03:41
Uso de dados e cookies: