Telemedicina, cuidado domiciliar e atenção primária serão foco de acreditação

    A Organização Nacional de Acreditação (ONA) faz o pré-lançamento do novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS), edição 2022/2025. A revisão traz novidades como: telemedicina, cuidado domiciliar, atenção primária, entre outros. E conta com mais 100 profissionais de diversas áreas que foram envolvidos na revisão e atualização do novo Manual. Composto por um comitê executivo de representantes da ONA, pelas instituições acreditadas (IACs), por avaliadores, por especialistas convidados e por membros da sociedade de especialistas.

     

    A publicação inclui seis novas subseções relacionadas a odontologia, atenção domiciliar, oftalmologia, atenção primária, transporte e telemedicina. O serviço de anatomia patológica, que já era contemplado em edições anteriores, recebeu maior destaque fazendo parte das Normas de Avaliação.

    Leia também: Série especial telemedicina no Brasil: dados e mercado

    Um ano de telemedicina em meio à pandemia

     

    “O Manual OPSS também é submetido à avaliação e à certificação da ISQua (órgão que certifica organismos certificadores) e por isso nosso trabalho é minucioso em relação às seções e subseções”, esclarece Gilvane Lolato, gerente da ONA.

     

    Além dos novos conteúdos, haverá novidades no formato de apresentação dos requisitos. “As dimensões da qualidade e os fundamentos de gestão serão apresentados também de forma ilustrativa, com uso de infográficos e desenhos esquemáticos. Isso facilitará a compreensão dos padrões tanto por parte dos avaliadores quanto das organizações que buscam a acreditação”, completa Gilvane.

     

    “Queremos dinamizar cada vez mais a avaliação, e isso significa que, durante 2021 e 2022, teremos muitas novidades. A ideia é que as organizações acreditadas, ao longo do processo, conquistem uma maturidade muito maior, com modelos de gestão eficientes, maior consistência nos processos e maior segurança para os pacientes. A ONA tem como missão fundamental incentivar as organizações de saúde a aprimorar cada vez mais a gestão e a qualidade da assistência”, afirma Péricles Góes da Cruz, superintendente técnico da ONA.

    Leia também: SUS oferecerá consulta virtual com foco em paciente crônico

    Leia também: Um ano de telemedicina: experiência do paciente e do médico