Tecnologia na saúde bucal

Confira as principais expectativas de procedimentos odontológicos para 2022

tecnologia na saúde bucal
Tecnologia na saúde bucal permite melhores tratamentos aos pacientes (Foto: DCStudio / Freepik)

A tecnologia na saúde bucal vem ganhando cada vez mais espaço, assim a tecnologia avança em todas as áreas da saúde. Com a ajuda da tecnologia, os procedimentos de saúde bucal se tornaram cada vez mais modernos, aumentando as chances de tratamentos bem sucedidos e sem grandes esforços. Em 2022, as tendências são baseadas em alta tecnologia que proporcionam um melhor atendimento e mais conforto para os pacientes.

Leia também – Fluxo digital na odontologia: transformando a rotina do consultório

Confira como a tecnologia na saúde bucal está mudando a realidade dos consultórios:

Telerradiologia

A telerradiologia é uma das especialidades da telemedicina e permite a realização remota de exames de imagem. A modalidade já vem se popularizando há alguns anos, mas ganhou ainda mais força durante a pandemia, já que apresentava uma solução mais segura diante das regras de distanciamento social.

Utilizando softwares específicos e internet banda larga, a telerradiologia possibilita que um laudo a distância seja feito em poucas horas. Assim que o exame é laudado, o programa envia os resultados diretamente para o sistema do profissional que o solicitou, o que garante mais rapidez e qualidade.

Realidade aumentada

Dentro de tecnologia na saúde bucal, o conceito de realidade aumentada pode parecer muito futurista, mas está presente na internet há um bom tempo. Essa tecnologia consiste em visualizar, através de uma tela, elementos virtuais que não existem de verdade, mas que se incorporam ao ambiente. Um exemplo bem claro disso são os filtros usados nas redes sociais, principalmente no Instagram.

Na odontologia, a realidade aumentada é utilizada para a simulação de implantes ou para analisar a arcada dentária dos pacientes com ainda mais clareza, mesmo que não estejam presentes no consultório. As propriedades 3D trazem mais veracidade à imagem, o que ajuda os profissionais a agirem com mais assertividade em relação às decisões de tratamento.

Impressão 3D

E falando em tridimensionalidade, a impressão 3D também promete dominar ainda mais o setor odontológico, maximizando tecnologia e saúde bucal. Esse tipo de manufatura avançada é normalmente utilizado para o desenvolvimento de protótipos, hardwares e peças artísticas, mas pode se encaixar em uma infinidade de criações diferentes.

A impressão 3D precisa de uma máquina própria para esse tipo de produção, mas pode usar vários materiais, como resina, plástico, metal, etc. Muitos dentistas já recorrem à essa tecnologia para produzir algumas peças, em especial os implantes e próteses dentárias.

Realidade virtual

A realidade virtual é mais conhecida por ser aplicada em videogames, mas também pode ser útil na área da saúde. Alguns estudos já provaram que os pacientes que usaram os óculos de VR (Virtual Reality) ficaram menos nervosos e sentiram menos dor durante os procedimentos. As imagens mostradas teriam sido de praias e outros cenários em que as pessoas tivessem a sensação de relaxamento.

Inteligência artificial

A inteligência artificial concede às máquinas e programas de computador a capacidade cognitiva de aprender. Em cima desse aprendizado, podem criar de tudo. Dentro dos consultórios odontológicos, a solução pode ser operada na apuração de dados, geração de relatórios, prevenção de complicações, realização de diagnósticos, planejamentos e tratamentos.

Escaneamento intraoral

Mais uma prova da tecnologia na saúde bucal, a técnica de moldagem tradicional dos arcos dentais, feita com gesso, está sendo substituída pelo escaneamento intraoral. Pode ser feito com os métodos direto ou indireto. Neste último, a moldagem convencional ainda é necessária. Posteriormente, o molde é digitalizado.

No método direto, o escaneamento é feito diretamente na boca da pessoa, registrando a imagem dos arcos, dentes, tecidos adjacentes e oclusão. Apesar do custo um pouco mais alto, o escaneamento intraoral tem algumas vantagens muito interessantes em relação ao modo antigo: é mais rápido, simples, indolor e não causa nenhum desconforto ao paciente.

Depois que a boca é escaneada, as imagens passam por um software que possibilita a visualização do molde por todos os ângulos possíveis, oferecendo mais praticidade e precisão aos diagnósticos.

Laser

O laser está presente há um bom tempo na medicina e no mercado estético, mas poucas pessoas sabem de sua presença na odontologia. É cada vez mais utilizado em cirurgias com os benefícios de minimizar a dor e o sangramento. Isso acontece porque, ao mesmo tempo em que realiza o corte, as luzes estimulam a coagulação, fechando os vasos linfáticos e terminações nervosas.

O laser também ajuda na cicatrização, na prevenção e tratamento de herpes, mucosites, aftas e em procedimentos relacionados à infecções endodônticas, periodontais, parestesias e paralisias.

Estação computadorizada de anestesia

O equipamento tem a função de controlar a anestesia nos pacientes, reduzindo a quantidade do anestésico de forma significativa. A agulha é mais fina do que na aplicação normal, fazendo com que o fármaco seja inserido exatamente no dente que deve ser tratado.

Com isso, o paciente quase não sente dor nenhuma e fica com a região dormente por um período bem mais curto.

Procedimentos estéticos

A área da estética odontológica vem ficando mais robusta a cada ano, e é claro que não poderia ser diferente em 2022. A procura por aparelhos ortodônticos invisíveis, lentes de contato, harmonização orofacial, entre outros, só tende a crescer.

O mercado está ganhando tanto espaço que muitos profissionais, experientes ou novatos, vêm buscando a especialização em tratamentos estéticos que afirmam equilibrar os aspectos odontológicos com a figura visual dos pacientes.

Muitos tratamentos foram desenvolvidos há pouco tempo, então se apoiam bastante em tecnologias para a sua execução – algumas delas, inclusive, citadas neste texto.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Por que a ansiedade e o estresse interferem na saúde bucal?