Sindicato Médico do Paraná comemora 90 anos

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) está comemorando os 90 anos de sua fundação. A entidade sindical foi fundada em 25 de outubro de 1931.

O anseio pela união da categoria profissional começou a ser manifestado pelos médicos paranaenses nos primeiros anos do Século XX. Em 1914, foi fundada a Sociedade de Medicina do Paraná e, em 1930, a Sociedade Médica dos Hospitais do Paraná, que representaram os primeiros passos para a sindicalização.

Em 1931, com a Lei de Sindicalização criada no governo de Getúlio Vargas, alguns médicos paranaenses passaram a debater a organização de classes através de sindicatos e enviaram representantes para participar do I Congresso Médico Sindicalista. 

Os acontecimentos resultaram na fundação, no mesmo ano, do Sindicato Médico do Paraná. 

Com a lei sindical modificada no Estado Novo, o sindicato foi “cassado” e só foi possível a refundação durante a ditadura militar (1964-1985) sob os auspícios do General Adalberto Massa, que na ocasião era o Delegado Regional do Trabalho no Paraná.

A ideia da reorganização do Sindicato Médico foi retomada em 1973, com o início da campanha pela refundação do Simepar, liderada pelos anestesiologistas, tendo à frente o Dr. Francisco Xavier Beduschi. Nesta época, destaca-se também a atuação fundamental do Dr. Mauro Goulart, que conseguiu trazer ganhos significativos a classe médica.

Hoje, o Sindicato possui sede própria, inaugurada em 2 de junho de 2000, localizada na Rua Coronel Joaquim Sarmento, 177, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. O Simepar desempenha papel fundamental na defesa dos direitos dos Médicos e Médicas do Paraná, combatendo a crescente precarização das relações de trabalho dos/as profissionais da Medica. 

Leia mais informações do Simepar clicando aqui

Conheça outras entidades parceiras do Saúde Debate