Saúde sem Fake News: atenção ao partir comprimidos

    O uso correto de medicamentos foi tema do projeto Saúde Sem Fake News, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para esclarecer as informações que são compartilhadas pelas redes sociais e que, muitas vezes, são consideradas fake news. As mensagens analisadas são sinalizadas como falsas ou verdadeiras.

    Uma das mensagens que está circulando traz comprimidos devem ser partidos antes de consumidos, com risco de causar a morte da pessoa. A equipe do Ministério da Saúde responsável pelo projeto informa que a mensagem é FALSA.

    Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os comprimidos não podem ser partidos se não tiverem sulco (aquela linha um pouco profunda que, geralmente, fica no meio do comprimido). Para aqueles que tem sulco, é preciso ler a bula. Se houver o aviso de que o comprimido não deve ser partido, não o parta.

    Entretanto, caso tenha sulco e a partição seja permitida na bula, ela deve se limitar à marcação feita pelo fabricante. O produto não pode ser partido além da marcação (sulco), pois pode haver consequência na quantidade administrada.

    O médico deve ser sempre consultado.

    O portal Saúde Debate está reproduzindo o conteúdo elaborado pelo projeto. Qualquer pessoa poderá encaminhar gratuitamente a mensagem que recebeu para o projeto Saúde Sem Fake News. Basta enviá-la ao WhatsApp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640. Este número serve exclusivamente para este serviço.