Saúde no verão: os cuidados com a alimentação

A estação mais esperada do ano está prestes a bater em nossa porta e nos convidar para dias de muita descontração e lazer com a família e amigos. Porém, além dos cuidados com a Covid-19, não podemos esquecer que o nosso corpo precisa de atenção, principalmente, com a alimentação. Afinal, quem nunca foi à praia ou à uma casa de veraneio, consumiu alimentos diferentes do habitual e ficou mal no dia seguinte? Por isso, saúde no verão significa adotar cuidados com a alimentação.

Danielle Toledo, nutricionista do Grupo Conexa, reuniu dicas para contribuir com a saúde no verão.

Leia também – A influência dos alimentos na saúde

Leia também – A alimentação inflamatória e as consequências para o organismo

Calor e bem-estar

Vez ou outra quando está muito quente, temos aquela sensação de que se sentarmos à mesa para comer um prato de feijoada ou algo um pouco mais elaborado, pode ser que não caia bem. Mas, segundo a Dra. Não é somente impressão. “Isso ocorre porque o apetite pode ficar reduzido ao calor intenso. Por isso, para garantir a nutrição adequada é preciso escolher alimentos frescos, leves e que ajudem o corpo a repor a água perdida pelo suor”. De acordo com a profissional, frutas com alto teor de água, como melancia, abacaxi e laranja, bem como água, água de coco e chá de hibisco – que ajuda a desinchar – são ideais. Além disso, saladas incluindo vegetais crus, como alface, agrião, escarola, rabanete, cenoura, pepino e tomate, acompanhadas de uma fonte de proteína, que pode variar do frango ao tofu, podem cair muito bem.

Mas, aqui vai um alerta importante: todo e qualquer alimento que for ser consumido, precisa estar em boa conservação. Tome cuidado com alimentos sem procedência garantida.

E o churrasco tradicional, pode?

A preferência pelos alimentos leves é essencial, mas os amantes de churrasco não precisam se desesperar. A Dra. Danielle explica que a carne vermelha – a queridinha para esse tipo de ocasião – não tem restrição, mas o recomendado é optar por uma peça menos gordurosa. “Trata-se de contrabalancear o consumo. Você pode ingerir um pedaço de carne vermelha e depois alternar entre espetinhos de frango, peixe e até legumes. Na brasa, tudo fica uma delícia”. Porém, se em algum dia você exagerar e esquecer essa dica, basta retomar o equilíbrio e a consciência em suas escolhas, voltando à uma alimentação saudável.

Vale levar marmita? Não é ser muito “fit”?

Danielle afirma que essa atitude é para quem não dispensa uma alimentação saudável, principalmente se está acompanhado de crianças. “Na térmica ou marmita, você pode ter sucos de frutas naturais, água com gás e limão, chás gelados, petiscos saudáveis, lanches naturais, salgadinhos orgânicos, frutas secas ou desidratadas e cookies integrais”. A nutricionista também pontua que legumes ralados – cenoura ou pepino -, ovos de codorna, palitinhos de tomate cereja, queijo e manjericão também são bem-vindos.

Não vou viajar, então, o que comer quando estou na correria da cidade?

Saúde no verão também significa escolhas rápidas e nutritivas. A Dra. reforça que podemos levar na mochila frutas, sanduíches leves, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), frutas secas e, sempre que possível, parar em algum estabelecimento para desfrutar uma água de coco ou suco natural, sem cair na tentação de complementar o combo com um salgadinho, seja ele frito ou assado.

Toda bebida é permitida para hidratar?

De acordo com Danielle, todas as bebidas são permitidas, só que precisamos ficar de olho nas propriedades oferecidas e calorias. Acompanhe a lista abaixo:

Água de coco: Seu consumo é liberado, principalmente por ser rica em sais minerais, como potássio, sódio e magnésio. Ela ajuda a prevenir inchaços no corpo e em um copo de 250 ml, o consumo calórico é de 60 calorias.

Caldo de cana: Também é uma boa opção por ter em sua composição potássio, carboidrato, cálcio e ferro. O seu consumo deve ser com moderação uma vez que um copo de 200 ml é equivalente a 210 calorias.

Chás gelados: Fazem bastante sucesso no verão e são pouco calóricos – 200 ml de chá de saquinho tem apenas 4 calorias e os prontos 100 calorias. Alguns chás têm cafeína e ela pode afetar o sono, trazer irritações no estômago, etc.

 

Cerveja: Pode dar a impressão que mata a sede, mas, ao contrário, ela estimula a desidratação e é bastante calórica: uma lata de 350 ml possui cerca de 147 calorias. Como dificilmente bebe-se somente uma lata, se você não quer abrir mão da gelada, o recomendado é intercalá-la com um copo de água mineral. Assim, a hidratação fica garantida.

Isotônico: Indicado somente para as pessoas que praticam atividades físicas intensas, pois repõe vitaminas perdidas durante o intenso movimento do corpo.

Não é recomendado para o consumo diário de não-atletas porque em excesso pode colaborar para o aumento de peso. Uma garrafa de 473 ml possui cerca de 109 calorias.

Suco natural: Possui muitas vitaminas e minerais essenciais ao organismo, como vitamina C, potássio, cálcio e magnésio. As calorias variam de acordo com a fruta utilizadas e a melhor versão é aquela que dispensa a adição do açúcar.

Suco industrializado: Prático, rico em vitaminas e minerais, mas bastante calórico. Um copo de 200 ml pode conter de 80 a 140 calorias.

Refrigerante light: Possui baixa caloria – uma lata de 350 ml tem entre 1 e 4 calorias -, mas não é uma opção saudável. A bebida conta com adoçantes e gás, que colaboram com o aumento do abdômen e dificultam a digestão.

Caipirinha: A mistura de álcool, açúcar/ adoçante e fruta pode parecer refrescante, mas não possui os benefícios das demais opções.Se ingerida em excesso, contribui para o aumento de peso.

Leia também – Dezembro laranja: o alerta para cuidar bem da pele

Leia também – Sociedade Brasileira de Diabetes alerta para cuidados com os pés no verão