Saúde Mental: preocupação durante e pós-pandemia de Covid-19

2020 chegou com uma crise avassaladora, fazendo com que as nossas vidas mudassem totalmente.

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, uma situação grave se instalou na saúde pública mundial. Desde o início de sua propagação, as diversas notícias veiculadas pelas redes de comunicação e a multiplicação das “FAKE NEWS” vêm gerando pânico na população. Em todos os lugares e em todas as idades há um grande aumento dos níveis de estresse e ansiedade.

Nesse momento da pandemia em que é recomendado que a população fique em casa para evitar que o vírus se propague, as incertezas geram o medo, o desemprego, a crise econômica, a dor, a angústia, o luto, a solidão e outros, diante de tantas mudanças e dificuldades que estamos passando, é importante darmos uma atenção, um cuidado especial, ao nosso psicológico.

Diante desses fatos, nunca vivenciados por nossa geração, os especialistas em saúde mental explicam que tudo isso pode “encadear uma crise sanitária em nossas cabeças”. O número de pessoas com problemas psicológicos tende a aumentar significativamente, por isso é importante não somente higienizar as nossas mãos, mas é muito importante cuidarmos do nosso emocional, visto que as mudanças em nossas rotinas foram impactantes.

Em uma época tão desafiadora como essa que estamos vivendo, é fundamental prestarmos atenção agora, para que a saúde mental não seja um problema maior a ser enfrentado futuramente, quando a pandemia passar.

Os Psicólogos e Psiquiatras estão preocupados com o estrago no emocional das pessoas durante e pós-pandemia. Com intuito de fornecer ajuda àquelas que estão apresentando sintomas emocionais relacionados à crise, derivados pela mudança na rotina durante o período de isolamento. Os profissionais se uniram e, com a ajuda da tecnologia, estão dando assistência virtual para as pessoas que se encontram em situação vulnerável.

O Ministério da Saúde também está preocupado com a saúde mental da população e principalmente dos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, e garante que investirá 2,3 milhões de reais em suporte psicológico para médicos enfermeiros, técnicos e outros. O atendimento será realizado através de teleconsultas entre os meses de maio a setembro.

Mas como podemos cuidar do nosso psicológico, se fomos submetidos a um isolamento social? Fomos privados de vivermos em conjunto, de compartilhar as pequenas coisas fundamentais para o nosso bem-estar, para a nossa felicidade: um aperto de mão, um abraço, um simples tapinha nas costas, criando um doloroso e imenso vazio em nossas vidas.

Os especialistas recomendam manter, dentro do possível, uma certa rotina em nossas vidas. Manter uma vida dentro do possível saudável: boa alimentação, dormir bem, atividade física, evitar consumir bebidas alcoólicas no período do isolamento, para que possamos gerir o nosso equilíbrio psicológico, diante de tantas mudanças, que bagunçaram com a nossa estabilidade.

É muito importante que não deixemos o nosso emocional tomar conta de tudo ao nosso redor em um momento tão delicado como esse.

A Organização Mundial de Saúde não está alheia ao que ocorre. Está acompanhando e colocando à disposição da população, informação de modo a controlar as questões de saúde mental. Criou um guia com os cuidados necessários para manter a saúde mental.  O Guia pode ser acessado aqui.

Temos que nos preparar para quando tudo isso passar, trabalhando o nosso emocional para sairmos dessa crise mais forte.

* Tania Maria Ribeiro Soares é colaboradora do MLA – Miranda Lima Advogados (Rio de Janeiro), graduada em Recursos Humanos e Administração pela Universidade Estácio de Sá e atua na coordenação das áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, além de integrar o Comitê LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Realizou curso de Psicologia na Escola Mater Ecclesia e tem participação no seminário de Transparência no Sistema de Saúde, na PGE/RJ.  

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate