Saúde e informação de qualidade

    Informar sempre foi um grande desafio e ele se maximizou nos dias de hoje, diante da extensa quantidade de plataformas e meios de se chegar até o público. Uma das grandes contribuições neste sentido é a democratização da informação. Houve a possibilidade de abertura para a publicação e veiculação de dados, em todos os segmentos e interesses, a qualquer momento. 

    No entanto, quantidade não significa qualidade. Informar significa ajudar na formação de conhecimento ou na tomada de ciência de determinado fato. Por isto, é ato de uma imensa responsabilidade e depende de uma série de fatores, como a construção de uma ponte de comunicação entre aquele que está informando e o que recebe a informação que seja de credibilidade.

    Se por um lado a internet trouxe uma série de benefícios, por outro foi o veículo para a propagação de informações com erros – alguns deles grosseiros – e até mesmo das chamadas fakenews. A facilidade de compartilhamento de informações e a velocidade em todo o processo muitas vezes “jogam contra” a divulgação de dados que realmente ajudam e prestam um serviço à população. 

    Além disto, em um “mar” de informações, como escolher aquelas que realmente são as importantes, relevantes, reais e fidedignas? Cabe a quem está comunicando oferecer credibilidade e informação de qualidade, com responsabilidade. Cabe a quem está à procura da informação perceber as armadilhas e encontrar os caminhos para a formação de um melhor conhecimento e daquilo que atenda à sua necessidade no momento. 

    A área da saúde foi uma das mais impactadas dentro de todo este contexto. E, como resposta a isto, um grupo de jornalistas que atua neste segmento decidiu, com apoio de diferentes entidades, lançar o portal Saúde Debate. Ao projeto se soma profissionais com experiência e de renome neste setor. O objetivo é levar informação especializada e de qualidade para a sociedade, abordando conteúdos de relevância. No Saúde Debate é possível encontrar reportagens, vídeos, eventos e colunas de profissionais de diferentes áreas da saúde. 

    O Saúde Debate alcança agora um novo estágio na sua meta de divulgação de conteúdo ao firmar uma parceria com o portal Bem Paraná, que faz parte de um dos principais grupos de comunicação do Paraná. Serão reproduzidas reportagens e outros materiais elaborados pela equipe do Saúde Debate. Isto integra uma estratégia para chamar a atenção da população para assuntos importantes e levar informações de qualidade e mais aprofundadas. 

    O Saúde Debate é abastecido diariamente com novos conteúdos, vindos especialmente de jornalistas que atuam na área da saúde e de profissionais deste segmento, tornando-se não apenas uma fonte de credibilidade no setor, mas também reunindo em um único local informações de relevância. 

    Por isto, todos que formam o Saúde Debate e contribuem na formação deste canal de comunicação convidam o público, não apenas para acessar o portal, mas também para enviar sugestões de abordagens e reportagens por aqui. Também é possível receber as informações publicadas nesta plataforma por meio do Whatsapp, ingressando em um grupo a partir deste link.

    Boa leitura!