Você já sabe o que é calistenia? É uma prática esportiva com um nome um tanto incomum que vem ganhando adeptos no Brasil nos últimos anos. A denominação vem do grego kallos, que significa beleza, e sthenos, que é força.
Os exercícios buscam movimentar os músculos de maneira natural e utilizam, basicamente, o peso do corpo para trabalhar força, resistência, flexibilidade e mobilidade.
Leia também – Como manter o ritmo de treinos nas férias?
Acompanhe ainda no Saúde Debate – Cinco dicas para começar um 2023 mais saudável
“Apesar de estar baseada em exercícios antigos, a Calistenia é ainda desconhecida do público em geral. O nosso desafio é ampliar o número de praticantes desse esporte que gera inúmeros benefícios tais como, fortalecimento muscular, bem-estar físico e mental”, afirma professor de Educação Física, Cristiano Ostrowski, do “Calistenia Curitiba”.
O que é calistenia: os exercícios
Cristiano explica que as pessoas não percebem, mas já vêm praticando exercícios calistênicos desde a infância. “São movimentos do nosso dia-a-dia como um agachamento para pegar um item, sentar à cadeira e levantar ou pular. Claro que ao iniciarmos as aulas, há a orientação da técnica correta e o foco na evolução consistente e diária”, salienta o professor.
Entre os exercícios estão alguns mais simples e de conhecimento dos frequentadores de academia como flexões, barras, agachamentos e pranchas. Mas há também as evoluções como a bandeira humana, front lever e back lever. O professor reforça ainda que os exercícios calistênicos não possuem restrições e são indicados para todas as idades.
“Trabalhamos com os limites de cada um buscando os objetivos individuais que podem ser fortalecimento, emagrecimento ou melhoria do condicionamento físico, por exemplo”, sustenta o professor de Educação Física, Cristiano Ostrowski.
* Com informações da assessoria de imprensa
Clique aqui para acompanhar mais notícias de Saúde & Bem-estar no Saúde Debate