A saúde emocional é um tema cada vez mais relevante tanto para os indivíduos quanto para as empresas. Quando os colaboradores estão emocionalmente saudáveis, eles tendem a ser mais produtivos, criativos e comprometidos com o trabalho, o que pode gerar resultados positivos para a empresa.
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No entanto, o Brasil é o país mais ansioso do planeta, com 9,3% dos brasileiros apresentando algum transtorno de ansiedade e 5,8% com depressão, segundo dados da International Stress Management Association.
Diante desse cenário, é importante que as empresas se preocupem com a saúde emocional de seus colaboradores. Uma cultura de desenvolvimento pessoal, por exemplo, pode gerar aumento de 56% de engajamento e 36% de retenção de talentos, de acordo com o Human Capital Institute.
Uma pesquisa da Amcham mostra que a saúde mental é a grande preocupação da alta liderança empresarial no Brasil, com 199 executivos entendendo que a estabilidade emocional está na prioridade dos líderes empresariais.
A psicóloga, especialista em neurociência, mestre em comunicação e CEO Shana Wajntraub comenta que para que o bem-estar mental se torne um compromisso organizacional, as empresas precisam ir além e transformar os cuidados com a saúde mental em um indicador de negócio. Afinal, o desempenho está atrelado à saúde emocional e uma pessoa com boa saúde mental é mais produtivo, criativo, inovador, aberto, colaborativo e organizado, qualidades valiosas de um bom profissional.
Para investir na saúde emocional dos colaboradores, as empresas podem adotar diversas medidas. Alguns exemplos incluem:
- Incentivar o cuidado com o bem-estar físico, psíquico e o gerenciamento financeiro.
- Apoiar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, desencorajando o comportamento workaholic.
- Mapear os estressores e minimizar os impactos nas equipes, quando possível.
- Promover uma cultura de confiança e de segurança psicológica.
Shana Wajntraub destaca que além dos benefícios para a saúde e bem-estar dos colaboradores, a adoção de práticas voltadas para a saúde emocional pode gerar resultados positivos para a empresa, como:
- Aumento da produtividade
- Melhoria do clima organizacional
- Redução do absenteísmo
- Redução do turnover
- Aumento da criatividade
- Melhora da qualidade do trabalho Aumento da satisfação do cliente
“Quando as pessoas se sentem bem, elas tendem a trabalhar melhor e a gerar resultados positivos”, finaliza Shana Wajntraub.
*Informações Assessoria de Imprensa
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